Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Marta e Fernando Haddad debatem Educação


A ex-ministra Marta Suplicy e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participam hoje (20) do seminário São Paulo Novos Caminhos promovido pelo Diretório Municipal do PT de São Paulo. Os dois debatem sobre os rumos do sistema educacional brasileiro.

O encontro - aberto ao público em geral - acontece a partir de 17 h desta sexta-feira no auditório do Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25, ao lado da Câmara Municipal).

O DEBATE

Marta critica abandono dos CEUs e discute propostas para melhorar a qualidade do ensino

Haddad diz que governo federal combate 'indústrias da repetência e da aprovação automática'

MARTA - Na abertura do seminário de hoje, a ex-ministra e ex-prefeita fez uma análise do sistema educacional da Capital, frisando a necessidade de uma política que preserve as conquistas das comunidades. Nesse rol, citou os 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) construídos por sua administração e criticou o "estado de abandono desses equipamentos". Ela ainda defendeu a "volta ao projeto original dos CEUs", que tinham intensa participação da comunidade, além de apontar dados que indicam a necessidade de construção de pelo menos mais 20 novos CEUs na cidade. A ex-prefeita lembrou que a mudança educacional passa, necessariamente, pela reestruturação da carreira do magistério municipal. Também foram citados por ela a retomada de programas importantes para o ensino, tais como o Vai e Volta, a distribuição de uniformes e de material escolar e melhoria da merenda escolar.

HADDAD - O ministro da Educação destacou a política do governo federal voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Dentre as ações federais, Haddad citou a consolidação do processo de avaliação do ensino, com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cuja função principal, segundo ele, foi "combater as indústrias da repetência e da aprovação automática". Na sua fala, Haddad reconheceu os avanços introduzidos em São Paulo na gestão Marta.

O seminário também contou com a participação do secretário municipal de Educação de Taboão da Serra, César Callegari, e de Daniel Cara, representante da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

Nota atualizada às 19h 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário