Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Câmara Federal investiga caso Alstom

Do Blog do Josias de Sousa

A Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (16) um tema que o PSDB conseguiu interditar na Assembléia Legislativa de São Paulo: o caso Alstom.

A encrenca será debatida em audiência pública marcada para as 14h30, na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Tenta-se atrair para o ambiente legislativo uma apuração que vem sendo conduzida pelo Ministério Público –o Federal e o do Estado de São Paulo.

A Alstom é uma das maiores empresas do mundo nos setores de transporte e energia. Encontra-se sob investigação na Suíça e na França.

Acusam-na de pagar propinas a funcionários públicos e a políticos da Ásia e da América Latina para beliscar contratos milionários na esfera pública.

No Brasil, fez negócios com os sucessivos governos tucanos de São Paulo –de Mário Covas a José Serra, passando por Geraldo Alckmin. As maiores suspeitas recaem, por ora, sobre os períodos de Covas e Alckmin. Uma delas envolve um suborno de R$ 3,4 milhões.

Dinheiro que, segundo investigadores suíços, molhou a mão de servidores públicos e políticos. E assegurou contratos com a Eletropaulo e com o metrô de São Paulo. Leia mais.

Comentário: Os deputados federais estão fazendo aquilo que a Assembléia Legislativa paulista, impedida pela tropa de choque do Serra, deixou de fazer. Aqui em São Paulo o legislativo se transformou em um mero departamento do poder executivo. Submisso, o legislativo paulista deixa de exercer o controle externo dos atos do poder executivo. Infelizmente, ressalvada a resistência dos bravos deputados petistas, a Assembléia Legislativa de São Paulo não está à altura dos paulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário