Páginas

sábado, 8 de março de 2008

O povo não agüenta mais

Do jornal Folha de S. Paulo , hoje (8):

"Um protesto de cerca de mil pessoas contra a lentidão do transporte coletivo fechou ontem durante seis horas a ligação entre a estrada M'boi Mirim e a avenida Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, e só terminou com a intervenção da Polícia Militar, que utilizou bombas de efeito moral e prendeu dez manifestantes.

Os moradores fizeram uma barricada com paus, pedras e pneus em chamas. Pelo menos oito ônibus foram depredados, segundo a polícia. O protesto não deixou feridos graves, mas, com a aproximação da PM, que deslocou a Tropa de Choque ao local, houve correria.

O grupo estaria descontente com o engarrafamento no corredor de ônibus na região. De acordo com usuários, uma viagem que levaria 15 minutos chega a demorar 40 minutos. Há dias em que, segundo os passageiros, as filas de ônibus chegam a 5,8 km, da avenida Guido Caloi até o terminal Jardim Ângela. Com os atrasos, usuários chegam a deixar os coletivos para seguir a pé". Assinante leia mais.

Comentário: Venho denunciando aqui no blog e na Tribuna da Câmara Municipal a péssima qualidade dos serviços de transporte coletivo na cidade de São Paulo. Os ônibus estão trafegando superlotados por conta de um sistema mal planejado - em alguns bairros faltam linhas de ônibus e em outros existe excesso.

A atual administração abandonou a construção de novos corredores: enquanto a ex-prefeita Marta entregou, em pleno funcionamento, oito novos “Passa-Rápido” (corredores) o atual governo entregou somente um.

Por fim, a rede metroviária, que é tida como a forma mais eficaz de resolver em médio prazo o problema do transporte público em nossa cidade, caminha a passos de tartaruga. Os tucanos construíram nestes 13 anos em que estão no governo a vergonhosa marca de 1,5 km por ano. Para se ter uma idéia da ineficiência dos sucessivos governos do PSDB nesta área, a Cidade do México começou a construção de seu metrô no mesmo período que São Paulo. Lá, eles construíram mais de 250 km de rede metroviária, enquanto em São Paulo estão em funcionamento pouco mais de 50 km.

É inaceitável que pessoas do governo de Kassab justifiquem esta incapacidade de melhorar o transporte público de São Paulo politizando o assunto, atribuindo ao PT a responsabilidade pelos protestos de ontem na Zona Sul. A população está no seu limite, não suporta mais tanto descaso. O que a população de nossa cidade quer é um transporte coletivo de qualidade e a única forma que o prefeito tem para acabar com os protestos é apresentar solução para o problema.

Uma justa insatisfação popular não pode ser objeto de repressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário