Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2008

Fora de controle

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse ontem que o trânsito de São Paulo não terá solução de curto prazo, mas que é um problema "a ser enfrentado com transparência".

A declaração foi dada no dia em que a cidade registrou pela quinta vez em dez dias o maior congestionamento do período da manhã desde julho -165 km às 9h- e um dia após a Folha de S. Paulo revelar que marronzinhos trabalham nas ruas sem equipamento de comunicação com a central da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Para informar a CET sobre as ocorrências, eles ligam a cobrar do próprio celular ou de orelhões.

O Jornal da Tarde publica hoje que a CET está com 800 Palmtops quebrados, apenas 500 aparelhos funcionam, porém estão sem manutenção.

Compare a situação catastrófica do trânsito em São Paulo, as declarações do prefeito com as promessa de campanha dele e do Serra em 2004:

PROMESSA 1 - Recuperar a CET, investindo em planejamento de trânsito e no sistema viário;

PROMESSA 2 - Investir em educação para o trânsito, com ênfase para programas voltados às crianças e aos adolescentes e atenção especial aos direitos dos pedestres;

PROMESSA 3 - Vocacionar os agentes da CET mais para a orientação do trânsito do que para a aplicação indiscriminada de multas;

PROMESSA 4 - Priorizar a instalação e o funcionamento de semáfotos inteligentes, programáveis, que permitam "ondas verdes";

PROMESSA 5 - Criar o Disque Trânsito 24 Horas, com parcerias, para informações sobre o trânsito em tempo real, podendo também ser acessado via internet.

Infelizmente, nada do prometido foi concretizado: a CET continua sucateada, faltam viaturas, nem mesmo os palmtops recém-comprados em licitação duvidosa funcionam e seus funcionários, subvalorizados, estão pouco motivados; praticamente interroperam os programas de educação no trânsito voltados para as escolas que atendiam crianças e adolecentes, e quase nada fizeram para proteger os direitos dos pedestres; ao invés de uma orientação educativa no trânsito, fizeram das multas um instrumento arrecadatório - só no ano passado arrecadaram R$ 380 milhões e está prevista no orçamento deste ano (2008) uma arrecadação de R$ 550 milhões; os semáfaros não estão nem um pouco inteligentes, pelo contrário, muitos estão constatemente quebrados por falta de manutenção, sem nenhum tipo de programação, estão mais para "ondas vermelhas" do que para "ondas verdes". Por fim, o disque-trânsito não funciona.

As promessas de campanha, mesmo que fossem realizadas, eram por demais genéricas e insuficientes para resolver os problemas dos congestinamentos na cidade. No entanto, a inoperância deste geoverno é tamanha que nem o pouco prometido foi ralizado. Eles não podem alegar falta de dinheiro: simplesmente não conseguiram gastar bem o dinheiro das multas arrecadado no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário