Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2008

200 mil marcham contra Uribe na Colômbia

Da Agência Carta Maior

BOGOTÁ - Como um rio furioso cujas águas tivessem estado represadas por anos, a maior multidão vista nos últimos tempos saiu às ruas de 21 cidades colombianas, no dia 6 de maço, para render tributo às vítimas dos paramilitares e de crimes de Estado.

Nesta capital, pelo menos 200 mil pessoas caminharam pela central Carrera Séptima rumo à Praça de Bolívar, que ficou cheia pelo menos três vezes ao longo de quase cinco horas, durante as quais os manifestantes lançaram duras críticas ao governo do presidente Álvaro Uribe.

As marchas que tinham sido qualificadas por altos funcionários governamentais como “de apoio à guerrilha”, foram uma verdadeira avalanche humana em que a maioria dos manifestantes acusou Uribe de ser aliado dos grupos paramilitares de extrema direita.

“Vamos à rua, derrubar o governo paramilitar”, gritavam centenas de estudantes da Universidade Nacional, enquanto milhares de trabalhadores de empresas estatais acusavam o mandatário colombiano de “fascista, lacaio imperialista”. Leia Mais.

2 comentários:

  1. No era una marcha contra Uribe
    Era contra la violencia-
    y marcharon:

    Marzo 6: 200.000 personas

    En cambio en contra de las FARC

    Febrero 4: 5.000.000 aprox

    INFORMECE IMBESIL

    ResponderExcluir
  2. O povo colombiano está demonstrando o cansaço com um governo prostado de joelhos para os EUA, de costas para a América Latina, de um país mergulhado num mar de sangue e um presidente que ambiciona, descaradamente, um terceiro mandato.
    A marcha foi também uma demonstração de descontentamento com o governo de Álvaro Uribe.

    ResponderExcluir