Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2008

Criaturas marinhas raras e comuns

Mesmo para quem já mergulhou nas águas às vezes turvas de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, as imagens captadas por fotógrafos-cientistas expostas a partir de hoje na Estação Ciência da USP, na capital paulista, são fascinantes. O objetivo do grupo de biólogos marinhos é revelar a vida escondida do oceano, que muitas vezes passa despercebida até por quem submerge.

Seres microscópicos foram fotografados em aquários especiais ou diretamente, ao microscópio, com luz. Outros cliques foram feitos sem luz normal, no microscópio eletrônico de varredura, como é conhecido tecnicamente esse tipo de aparelho que dispara sobre os objetos feixes de elétrons de alta energia.

À disposição dos olhos, águas-vivas (uma delas traz junto a si um caranguejo), corais, esponjas, equinodermos. Larvas microscópicas. Um belo exemplar de uma espécie de lula. Pequenos crustáceos. "Nós usamos aquários especiais, feitos aqui mesmo, em São Sebastião", explica o pesquisador Alvaro Migotto, da USP, autor de várias fotos expostas na Estação Ciência. Ele é também diretor do Cebimar (Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo).

Esse talvez seja um dos segredos dos fotógrafos. Ele fizeram do laboratório -e não do fundo do mar- um estúdio. Dessa forma, o controle de iluminação, por exemplo, acaba ficando mais fácil. O próprio organismo fica mais disponível para as lentes também.

"As imagens dos corais profundos não foram feitas no Brasil. Aqui ainda não existe infra-estrutura adequada para isso, o que deve ocorrer no futuro", explica Alberto Lindner, também pesquisador da USP, de São Sebastião. As fotos feitas pelo biólogo, que foram colocadas na exposição, são principalmente do hemisfério Norte. E foram feitas em ambiente natural.

Fonte site do ambiente Brasil

Um comentário:

  1. Este blog está de parabéns, sem deixar de lado a predominância política, a divesidade de matéria nele contido agrega valor cultural para quem ler.

    ResponderExcluir