Páginas

terça-feira, 4 de março de 2008

As promessas de Serra e o caos no trânsito

Falei na Sessão Ordinária na tarde desta terça-feira (4) sobre um dos itens do programa de governo do atual governador José Serra elaborado para sua curta passagem pela Prefeitura de São Paulo. Meu discurso foi sobre o trânsito, assunto em destaque nos principais jornais da cidade hoje.

O tal programa "Serra Prefeito - 2005/2008" - assinado pela assessoria de campanha do tucano - prometia maravilhas em matéria de trânsito para a Capital. A realidade se distancia largamente daquilo que foram as promessas de Serra usadas unicamente para ganhar as eleições em 2004. Veja abaixo alguns exemplos do que prometiam os tucanos e que citei no meu discurso nesta tarde:

PROMESSA 1 - Recuperar a CET, investindo em planejamento de trânsito e no sistema viário;

PROMESSA 2 - Investir em educação para o trânsito, com ênfase para programas voltados às crianças e aos adolescentes e atenção especial aos direitos dos pedestres;

PROMESSA 3 - Vocacionar os agentes da CET mais para a orientação do trânsito do que para a aplicação indiscriminada de multas;

PROMESSA 4 - Priorizar a instalação e o funcionamento de semáfotos inteligentes, programáveis, que permitam "ondas verdes";

PROMESSA 5 - Criar o Disque Trânsito 24 Horas, com parcerias, para informações sobre o trânsito em tempo real, podendo também ser acessado via internet.

A REALIDADE - A realidade que a cidade enfrenta vai na contramão de tudo isso que constava do programa de governo do candidato tucano. As cinco promessas acima que destaquei na minha intervenção de hoje em plenário foram todas superadas pelo que acontece no dia-a-dia do trânsito. Senão vejamos:

A CET não passou por processo algum de "reestruturação" no atual governo. O atual governo sucateou a CET - e o crescimento dos congestionamentos chegou a níveis insuportáveis;

Simplesmente não existe programa de educação para o trânsito como prometeu Serra. A única medida adotada pelos tucanos foi "informatizar" a indústria das multas e justamente "direcionar" a CET para incrementar a arrecadação. A propósito disso, lembrei que a prefeitura tem em caixa R$ 380 milhões do Fundo Municipal de Trânsito referentes ao ano de 2007 e até hoje não aplicou o dinheiro porque não consegue (ou não tem interesse!) regulamentar a lei que prevê a aplicação desses recursos justamente naquilo que foi promessa de campanha do então candidato. E o pior: a previsão de arrecadação com multas na cidade para este ano é de cerca de R$ 500 milhões!

Os semáforos da cidade estão também sucateados - a estimativa é que pelo menos 30% deles estão quebrados. Isso contraria a tal promessa de "priorizar a instalação de semáforos inteligentes". Hoje não existe manutenção do sistema de controle de tráfego e nem há instalação de semáfotos inteligentes na cidade.

Por fim, desafiei os vereadores governistas a tentarem uma ligação para o Disque Trânsito 24 Horas. Simplesmente não funciona, como de resto tem sido a atuação desta administração para pelo menos tentar amenizar o caos no trânsito na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário