Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Um pouco de Língua de Trapo

O grupo foi formado em 1979, tendo como componentes: Laert Sarrumor (voz), Pituco (voz), Lizoel Costa (guitarra, violão e viola), Sérgio Gama (guitarra, bandolim, cavaquinho e voz), Luiz (baixo, violão e voz), Fernando Marconi (bateria e percussão) e Ademir Urbina (percussão e voz). Inicialmente, o nome do grupo era Laert Sarrumor & Os Cúmplices, mas passou a se chamar Língua de Trapo ainda em 1979, numa alusão à um verso de Ary Barroso na canção “Dá nela”.

Seguia a linha humorística que também era vista no Premê, mas o humor do Língua de Trapo era mais ácido e, sua crítica, mais acirrada. Assumidamente influenciados pelos Mutantes, Joelho de Porco e pelo grupo inglês Monty Pithon, o grupo era iconoclasta por vocação, e sua crítica não perdoava ninguém: de Fernando Gabeira ao Partido Comunista, dos Punks a TFP, o grupo era um dos melhores representantes do pensamento da juventude universitária dos anos 1980, pós-ditadura militar.

Continuam a fazer raros e disputadíssimos shows, tendo lançado recentemente uma caixa com toda a obra do grupo acompanhada por um DVD.

Clique aqui e ouça Xote Bandeiroso (Lingua de Trapo)

Clique e ouça também O Que É Companheiro (Lingua de Trapo)

3 comentários:

  1. Mário de São Miguel Paulista21 de dezembro de 2007 às 08:32

    Toda sexta feira pela manhã acesso o Blog para ver as dicas culturais.
    Vocês estão de parabéns. O blog é político mas não é massante (pesado).

    ResponderExcluir
  2. Sr vereador João Antonio:

    estive percorrendo as obras do córrego itaim e tive a impressão de que não interessa mais a esta administração o término da mesma.
    A canalização percorreu um pequeno trecho paralelo a rua Itajuíbe estreitando e curvando o riacho aumentandoainda mais o risco de enchente, parando quando aproxima de algumas invasões. Creioque este proscedimento não satisfaz os anseios dos moradoresprincipalmente da vila alabama, pois é mais quem sofre com as constantes enchentes
    se não bastasse; há ainda um grande desperdício com calçamentos por exemplo atrás da r.M.J.Pereira que já foi levado pela enxurrada quando poderia ser feito a ponte na M.Tito
    ena linha férrea conforme prometido. Sem mais feliz natal e ano novo.

    ResponderExcluir