Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Para calar os bicos tucanos...

Crescimento do ano deve ficar perto de 5%

"O forte desempenho da economia no mês de outubro e a possibilidade de um quarto trimestre ainda mais aquecido fez economistas elevarem as projeções para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). As estimativas variam de 1,1% a 1,6% para o terceiro trimestre em relação ao segundo, e de 4,5% a 5% para o ano. Os principais fatores apontados para a mudança são a elevação dos investimentos e da produção industrial e a expansão do consumo doméstico.

Elson Teles, economista-chefe da Corretora Concórdia, trabalha com as previsões mais otimistas do mercado, que embutem uma alta de 5,1% no PIB do ano e 5% no terceiro trimestre em relação a igual período do ano passado. Na sua análise, o grande destaque do PIB do terceiro trimestre será a demanda doméstica (alta de 6,5%) puxada por uma alta de 15% na formação bruta de capital fixo, em relação a 2006. Na comparação com o segundo trimestre, o investimento deve crescer 5%, diz. "Este comportamento do investimento projeta um aumento da capacidade instalada da economia, aumenta a oferta e isto é importante num momento complicado, de atividade forte e pressões robustas de demanda que podem pressionar a inflação no primeiro trimestre, o que acaba congelando a Selic".

Comentário: Quem não se lembra da cantilena tucana repetida em 2006 pelo então candidato do PSDB Geraldo Alckmin? Ele dizia o tempo todo: "O Brasil não cresce, o Brasil não cresce". Eis uma boa lição para calar os bicos tucanos. Vale lembrar que tucanos e "demos" passaram o ano inteiro na torcida pelo baixo crescimento econômico e agora terão de baixar a guarda com as projeções que indicam uma forte expansão da nossa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário