Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Brasil reduziu em 15,7% produção de carvão obtido com desmatamento, apura IBGE

Uma queda de 15,7% na produção de carvão vegetal obtido por meio do extrativismo foi apurada pela pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura, divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, registrado em 2006 em comparação ao ano anterior, reverteu a tendência de alta observada desde 1998.

Para o gerente da pesquisa, Luis Celso Guimarães Lins, esse é o principal resultado da pesquisa. “A queda foi na produção de carvão oriundo de desmatamento. Então, houve uma diminuição de árvores abatidas com essa finalidade”, afirmou Lins à Agência Brasil. Por outro lado, a produção de carvão proveniente de silvicultura (cultivo de florestas) cresceu. Na soma, a produção de carvão vegetal caiu 6,9%, segundo o IBGE.

A retração na produção extrativista de carvão se deu, basicamente, na Bahia, completou o técnico. A redução no estado foi de 54,6%, de acordo com os dados do instituto. “Em 2005 foram colocadas muitas licenças para desmatamento de áreas para expansão agrícola, levando lá em cima o carvão vegetal da Bahia”, disse Lins. “E em 2006 teve uma fiscalização maior, essas licenças deixaram de ocorrer. Então, deu essa queda boa em termos de Brasil.” Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário