Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Desemprego em baixa

Resultado de novembro nas seis principais metrópoles do país é o melhor da série histórica do IBGE iniciada em 2002

Com crescimento econômico e maior confiança dos empresários, taxa recuou ao longo de todo o segundo semestre

Sob efeito de um cenário de aquecimento econômico, a taxa de desemprego nas seis principais metrópoles do país caiu para o menor nível histórico em novembro -8,2%. É a mais baixa taxa de toda a nova série da pesquisa do IBGE, iniciada em 2002. Em outubro, havia sido de 8,7%. Em novembro de 2006, 9,5%.
Na média de 2007 (janeiro a novembro), a taxa ficou em 9,5% -a mais baixa para tal período desde o início da nova pesquisa. Em 2006, havia ficado em 10,1% na média de janeiro a novembro.

Outro dado positivo da pesquisa é que, pela primeira vez em um mês de novembro, o número de desempregados ficou abaixo dos 2 milhões -exato 1,922 milhão. E a tendência, segundo o IBGE, é que recue ainda mais em dezembro, a julgar pelo comportamento histórico do indicador.

Diante desses e de outros dados -aumento do rendimento e redução da informalidade-, Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, afirmou que o mercado de trabalho viveu "uma melhora generalizada" em novembro.
"O mês de novembro foi de recordes para o mercado de trabalho, o que é reflexo da melhora do cenário econômico", disse ele.

O ambiente favorável -juros menores, crédito em expansão, inflação dentro da meta, demanda aquecida, entre outros- fez a taxa de desemprego recuar durante todo o segundo semestre. Esse, disse Pereira, é o padrão normal do mercado de trabalho, o que não aconteceu em anos anteriores em razão de crises. Assinantes da Folha/UOL leia mais.

Um comentário:

  1. Estou gostando do governo Lula.
    Confesso que não votei nele, mas o país está melhorando a cada dia. Parabens!

    ResponderExcluir