Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2007

Os números falam

Do jornal Folha de São Paulo hoje (2):

"De cada 15 mortos em SP, um é do bairro da periferia; na região nobre, índice é de uma morte para cada 2.115 habitantes da cidade

Separadas por 20 km de distância, pouco mais de 40 minutos de carro, na mesma zona sul da cidade, duas regiões revelam os extremos da violência em São Paulo. Enquanto um morador é assassinado, em média, em Moema, uma das áreas mais nobres da cidade, 130 pessoas são mortas no Grajaú, um dos distritos mais pobres de São Paulo.
Na distribuição das mortes violentas ocorridas em toda a capital, o contraste ainda é mais visível. De cada 15 vítimas de assassinato em São Paulo, uma é moradora do Grajaú. Em Moema, essa proporção é de uma vítima a cada grupo de 2.115 assassinados na cidade.

Os números são do Pro-Aim (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade do Município de São Paulo), da Secretaria Municipal de Saúde. Eles confirmam tendência de queda ou estabilidade nos números de mortes violentas em todos os 96 distritos da capital, mas revelam que os contrastes entre periferia e áreas nobres não se alteraram.

"A vida na periferia vale menos?", questiona o sociólogo Luis Carlos dos Santos, 51, líder comunitário na região do Grajaú e Cidade Dutra, que teve dois irmãos assassinados. "A violência na periferia só se torna preocupação governamental quando rompe a barreira e chega na classe média alta." Leia mais.

Meu comentário: Nunca é demais lembrar que os tucanos governam o Estado de São Paulo há 13 anos: Mário Covas; Geraldo Alckmim e agora José Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário