Páginas

sábado, 17 de março de 2012

Uma homenagem ao professor Aziz Ab' Saber


Do portal da Agência Carta Maior

Nunca um país necessitou tanto da ciência quanto o Brasil, dizia Aziz Ab´Saber

Geógrafo e professor da USP, Aziz Ab´Saber morreu nesta sexta-feira (16). Próximo aos movimentos sociais, soube como poucos unir ciências naturais e humanas. Para ele, originalidade física, ecológica, social e humana do país obriga que "projetos desenvolvimentistas" levem sempre em conta as contribuições das ciências aplicadas.

"Na última quinta-feira (15), o professor de geografia da Universidade de São Paulo (USP) Aziz Ab'Saber deixou sua residência na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo, rumo ao escritório da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na região oeste da capital paulista.

Em sua bolsa, trazia um DVD que reunia toda sua obra consolidada, de 1946 a 2010, que deixou na secretaria da entidade. Seu objetivo era evitar a perda de documentos e imagens que reuniu ao longo da vida, uma preocupação que já o incomodava há alguns anos.

Com o disco, havia uma dedicatória: "Tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade".

Um dia depois de deixar o disco na SBPC, Ab'Saber faleceu em sua casa, aos 87 anos, vítima de um provável ataque cardíaco. A história, contada pela jornalista Viviane Monteiro, do Jornal da Ciência, órgão da SBPC, é um alento para aqueles que temem que, junto ao desaparecimento de grandes personagens da cena brasileira, desapareça também seu espólio intelectual". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário