Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

"Monte Mor tem tudo para dar certo", diz Cícero Fiúza, pré-candidato do PT nestas eleições


O PT da cidade de Monte Mor, na região de Campinas, experimenta uma grande fase de crescimento há pelo menos três anos, quando o número de filiados aumentou cinco vezes. À frente deste trabalho está o grupo liderado por Cícero Fiúza (foto), 45 anos, ex-metalúrgico e vendedor, nome que o partido apresentará na disputa pela prefeitura da cidade nas eleições de outubro próximo.

Preocupado com os rumos da administração tucana local - que reproduz a prática comum a diversos governo do PSDB de não aderir a programas e políticas públicas federais "para não beneficiar o PT" -, Fiúza trabalha com a perspectiva de uma mudança no cenário eleitoral que leve o partido a conquistar o eleitorado de Monte Mor neste pleito.

Defensor convicto das políticas públicas como meio de promover a inclusão social, alavancar o emprego e o desenvolvimento com justiça social, o pré-candidato petista se diz animado, mesmo diante dos desafios de lutar contra uma máquina viciada e antiga na cidade. "Monte Mor tem tudo para dar certo", avalia ele, que concedeu entrevista ao jornalista Djair Galvão Freire para o Blog do João Antonio. Reproduzo abaixo alguns trechos da entrevista:

BLOG - Como o PT está organizado em Monte Mor?

FIÚZA - O partido está crescendo muito na cidade. Para exemplificar, o número de filiados aumentou cinco vezes, de três anos para cá, quando assumimos. Outro ponto positivo é que o PT cresce organizado nos núcleos de bairro, onde discutimos problemas, pensamos em soluções e tiramos nossa pauta de ação política.

BLOG - O que esses núcleos já detectaram como os principais problemas da cidade?

FIÚZA - O principal ponto e o mais grave é a saúde. Uma cidade como a nossa, que tem 47 mil habitantes, não tem até hoje um hospital público. Temos 141 anos de história e a saúde só piora em Monte Mor. A população é atendida em um Pronto-Socorro antigo, construído há décadas, mas que não atende as nossas necessidades. Com isso, somos obrigados a nos deslocar para Hortolândia e Sumaré, quando as pessoas precisam de um atendimento melhor.

BLOG - Existe alguma proposta voltada para o problema da saúde na cidade que o PT defende?

FIÚZA - Existe, sim: a construção de um hospital público federal na cidade. Além disso, implantar o SAMU, que até hoje a prefeitura local não quis implantar "porque é do PT". Isso mostra uma visão atrasada, que em tudo vê disputa política e eleitoral, enquanto o povo sofre.

BLOG - Como a cidade poderia se beneficiar dos programas federais?

FIÚZA - O caminho seria a administração não fazer disso uma disputa política permanente. Não temos o programa "Minha Casa, Minha Vida" por isso, e poucos investimentos em programas sociais por conta da rejeição do governo tucano às políticas federais. E nesse contexto o PT se coloca como alternativa, que facilitaria o acesso a um grande volume de recursos, programas e ações do governo federal.

BLOG - Quais são as outras ações federais que poderiam ser levadas à cidade?

FIÚZA - Um centro federal de qualificação profissional. Temos inclusive a proposta de instalação de um campus de universidade federal em Monte Mor. Queremos investimentos em pavimentação, segurança, habitação, emprego, qualificação profissional, lazer, cultura. Tudo isso que melhora a vida das pessoas.

BLOG - O PT tem muitos desafios pela frente então?

FIÚZA - Temos, sim, mas com muita garra e alegria de toda a militância. Acredito na cidade, pois entendo que Monte Mor tem tudo para dar certo.

2 comentários:

  1. É isso ai.......Monte mor tem tudo pra mudar e ser uma cidade melhor, com mais saúde, educação.....dando mais dignidade ao povo Montemorense que merece demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Vai dar certo,envista na educação e saúde.

    ResponderExcluir