Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Alckmin vai nomear o mais votado?

Do jornal O Estado de S. Paulo

Ministério Público elege Felipe Locke para procurador-geral de Justiça


"Em votação apertada, o Ministério Público elegeu neste sábado, 24, Felipe Locke Cavalcanti para procurador-geral de Justiça de São Paulo. Candidato da oposição, ele recebeu 894 votos de um universo de 1.730 promotores e procuradores que votaram em todo o Estado. É a primeira vez que um rival da situação vence o pleito no voto.

A vitória do procurador Felipe Locke é atribuída principalmente a uma promessa que reiterou em todas as 300 promotorias que visitou na campanha: vai enviar diretamente à Assembleia Legislativa, independente do Órgão Especial – colegiado de cúpula do MP –, projeto que autoriza promotor também a concorrer ao cargo máximo da instituição, hoje prerrogativa de procurador.

O procurador Márcio Elias Rosa, candidato da situação, ficou em segundo lugar, com 838 votos, 56 a menos que Locke. Em terceiro, o procurador Mário Papaterra, também da oposição, com 445 votos.

A eleição no Ministério Público é plurinominal. Cada eleitor pode dar três votos, ou seja, escolher três nomes. Tem a opção de escolher um só, ou dois, ou três. Considerando a quantidade de votos acumulados, Locke ficou em primeiro. Mas, no ‘voto seco’ – os que votaram em um só candidato –, Rosa venceu, com 641 votos, e Locke ficou com 528. O que vale, no entanto, é o resultado total.

A lista tríplice será submetida ao crivo do governador Geraldo Alckmin. A Constituição confere ao chefe do Executivo poderes para escolher o mandatário do Ministério Público. Alckmin tem 15 dias para decidir. A tradição manda que o primeiro colocado ocupe a cadeira número um. O indicado herdará o maior do Ministério Público do País, com orçamento de R$ 1,5 bilhão". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário