Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Gonzaguinha e Gonzagão: um retrato para a história!


Por Luiz Chagas

"A vida dos dois, pai e filho, foi andar por esse país: tocando, cantando e festejando o orgulho de serem brasileiros. Eles têm histórias parecidas que diferem num único ponto: o pai amadureceu correndo atrás do sucesso, o filho passou dois terços de sua vida correndo atrás do pai – queria que ele o reconhecesse e o acolhesse. Luiz Gonzaga, o pai, influenciou definitivamente a música brasileira e já reinava nas rádios nos anos 40 e 50 quando lançou Asa branca, uma das composições mais conhecidas no Brasil, perdendo apenas para Carinhoso, de Pixinguinha.

Não bastasse isso, foi exaltado e recuperado mais tarde pelo tropicalismo comandado sobretudo por Gilberto Gil e Caetano Veloso. O outro Luiz Gonzaga, o filho, tornou-se um símbolo de resistência contra a censura e o autoritarismo militar nos anos 70 e ficou nacionalmente famoso a partir de alguns sambas, boleros e, principalmente, com a música Explode coração.

Resumo do baião: ambos foram dois dos maiores artistas desse país.

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha - "A Vida do Viajante"


Paternidade é uma das questões fundamentais na vida desses dois cantores e compositores. Gonzaguinha, nascido em 1945, é filho da cantora e compositora Odaléia Guedes dos Santos, que foi muito amiga de Elizeth Cardoso e de outras estrelas do passado. Gonzagão, exímio sanfoneiro e responsável pela divulgação do baião pelo País inteiro, abandonou a mulher (morreu de tuberculose quando o filho tinha dois anos) porque ela preferia ser artista a dona-de-casa". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário