Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Paliativo e ataque ao meio ambiente na marginal


Do Jornal da Tarde:

Cruzes contra corte de árvores na marginal

"Um trecho do canteiro central da Marginal do Tietê amanheceu ontem como um cemitério. Com 17 cruzes brancas, um grupo de manifestantes protestou contra as árvores que estão sendo cortadas para a construção da terceira pista da marginal, o que eles denominam de “ecocídio”. “É um absurdo arrancar árvore para dar espaço aos carros”, diz o ciclo-ativista André Pascoalini, um dos organizadores do protesto. “Somos a favor da recuperação do Rio Tietê e do cumprimento do Plano Diretor da cidade”, diz.

A manifestação foi realizada de madrugada por um grupo de 20 pessoas que se conheceu em reuniões para discussão da obra da marginal. Mas logo no início da manhã os funcionários das empreiteiras trataram de recolher as cruzes para prosseguir com a retirada das árvores.

Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a construção da terceira pista exige o corte de 559 árvores das 4.589 que existem perto da marginal. Das que serão cortadas, 419 árvores, segundo a secretaria, são exóticas, como fícus elásticas, eucaliptos e chorões".

COMENTÁRIO - Os tucanos estão no poder há mais de 13 anos e sabem que para melhorar o trânsito nas principais vias de acesso à Capital somente com a conclusão do rodoanel. Esta sim é uma obra que eles enrolam para concluir e só agora com a intenção declarada do governador Serra de disputar a Presidência no ano que vem é que procuram dar alguma celeridade, mas com muito atraso. No mais, cortar as árvores centenárias para ampliar pistas na marginal é paliativo e um verdadeiro ataque ao meio ambiente. É preciso parar com essa ações danosas à cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário