Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A verdade sobre o "apagão" nos trens da CPTM



Excelente reportagem de capa do jornal Diário de S. Paulo desta quinta-feira sobre o "apagão" nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) - administrada pelo governador tucano José Serra.

Não é preciso dizer muito para entender o que se passa entre a propaganda enganosa que Serra tenta vender e a realidade vivida por milhões de usuários dos trens todos os dias. O título da reportagem do Diário é direto: O inferno é aqui, nos trens da CPTM.

Veja um trecho da reportagem:

Metro quadrado é disputado por 10 passageiros nos trens da CPTM

"A cada ano, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão mais lotados. Nos horários de pico, uma viagem nas linhas mais concorridas exige disposição e resistência física. A linha 9 - Esmeralda (Grajaú - Osasco) é a que tem a maior concentração de passageiros por metro quadrado nos vagões. São 10 pessoas por metro quadrado, que se espremem como se estivessem em uma lata de sardinha, nos horários de maior movimento. Os padrões internacionais consideram que o ideal são quatro passageiros por metro quadrado, seis, no máximo. De 2005 até hoje, o número de passageiros nos trens da CPTM cresceu 53,84%. São cerca de 700 mil a mais que viajam nos trens durante a semana. Há cinco anos, a CPTM transportava 1,3 milhão de passageiros por dia. Hoje, são dois milhões". Leia mais.

Um comentário:

  1. Olá

    Sim, realmente o diario esta certo, o inferno é o trem da cptm, eles colocam mto mais de 10 pessoas por metro quadrado, na linha lilas, q vai da luz ate guaianazes, depois de guaianaze ate estudantes é a mais lotada! e o verdadeiro inferno, a linha so evazia, la pela 12:15, que é o ultimo trem, ae da p vir mais confortavel!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir