Páginas

sábado, 17 de outubro de 2009

Cadeias em SP : superlotação ultrapassa 560%


Enquanto o tucano José Serra promete que "ano que vem faremos", "ano que vem teremos mais Metrô", "ano que vem SP terá mais isso e aquilo", veja o que diz o jornal Folha de S. Paulo deste sábado (17) sobre a superlotação dos presídios:

Com lotação de 6.000, cadeias abrigam 9.500

Detentos de SP precisam se revezar para dormir; governo alega dificuldade para construir presídios

AFONSO BENITES
ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL


"Com capacidade para abrigar 6.000 detentos provisórios, as 195 cadeias públicas de SP têm hoje 9.500 presos, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Em alguns desses lugares, os detentos precisam se revezar para dormir em velhos colchões estendidos pelo chão de celas com no máximo 20 m2.
O cenário encontrado em Jundiaí, onde um juiz ameaça soltar até o fim do mês os 500 detentos da cadeia local (que estão num espaço construído para 120) caso a superlotação não seja resolvida pela gestão José Serra (PSDB), é comum em outras cadeias paulistas.

A carceragem da delegacia de Miguelópolis (na região de Ribeirão Preto), por exemplo, está 566% acima da capacidade. São três celas que deveriam abrigar 12 detentos -hoje, há 68. "Administramos da maneira que dá e contamos com a colaboração dos presos para manter a ordem", diz o delegado Paulo de Castro Fernandes. Leia mais.

COMENTÁRIO - Essa desculpa esfarrapada da "dificuldade" caberia se o PSDB estivesse começando no governo ontem, mas isso já tem uma década e meia. Incompetência e excesso de promessas é o que marca as sucessivas gestões tucanas. O poior é que Serra quer culpar os outros pelo que não faz, quando tenta construir presídios sem sequer consultar as cidades. A segurança pública estadual está cada vez pior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário