Páginas

domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes Sosa morre aos 74 anos


Morreu na manhã deste domingo, a cantora argentina Mercedes Sosa, de 74 anos. Ela estava em Buenos Aires e sofria de problema renal e com cardiorrespiratório.

Mercedes Sosa (Tucumán, 9 de julho de 1935 - Buenos Aires, 4 de outubro de 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Alcunhada La Negra pelos longos e lisos cabelos negros.

Descoberta aos quinze anos de idade, cantando numa competição de uma rádio local da cidade natal, quando foi-lhe oferecido um contrato de dois meses. Admirada pelo timbre de contralto, gravou o primeiro disco Canciones con Fundamento, com um perfil de folk argentino. Consagrou-se internacionalmente nos EUA e Europa em 1967, e em 1970, com Ariel Ramirez e Felix Luna, gravando Cantata Sudamericana e Mujeres Argentinas. Gravou um tributo também à chilena Violeta Parra.

Sosa interpretou um vasto repertório, gravando canções de vários estilos. Atuava freqüentemente com muitos músicos argentinos como León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, e outros latino-americanos como Milton Nascimento, Fagner e Silvio Rodríguez.

Foi uma conhecida ativista política de esquerda, foi peronista na juventude. Em tempos mais recentes manifestou-se como forte opositora da figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-presidente Néstor Kirchner. A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. No Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros artistas, são expressões da Nueva Canción, marcada por uma ideologia de rechaço ao que entendiam como imperialismo norte-americano, consumismo e desigualdade social.

Mercedes Sosa - Gracias a La Vida


Mercedes Sosa - Sólo le pido a dios


Mercedes Sosa - Todo cambia

3 comentários:

  1. O mundo perde um dos ícones de Liberdade da música popular. Triste notícia pra um domingo em que a América Latina comemora a vitória do Brasil mostrando ao mundo toda a injustiça sofrida durante os anos de chumbo das ditaduras. Mercedes sai de cena deixando sua marca na história contemporânea, desta America tão cantada por ela.
    Parabéns pela homenagem, mais do que merecida.
    Eduardo Facchini

    ResponderExcluir
  2. A AMÉRICA DO SUL PERDE UMA DAS SUAS MAIORES VOZ FEMININA . A ARGENTINA PERDE A VOZ QUE CLAMAVA POR LIBERDADE E DEMOCRACIA DURANTE A DITADURA(1973-1983). MESMO QUE A VOZ SE CALOU MAS O IDEAL DE LIBERDADE SE AFLORARÁ CADA VEZ QUE OUVIRMOS E LEMBRARMOS DE MERCEDES SOSA:

    "Será que estás no céu
    Velando a alvorada
    Ou acaso acumulando desvelos
    Por dúvidas largamente embaladas.
    Tão só se levanta do solo
    O que do todo estende suas asas" .
    (Mercedes Sosa - Canción de Amor Para Mi Patria).

    "O amor é repleto de uma pureza original
    Até um feroz animal sussurra seu doce trino
    Detem os Peregrinos, Libera os prisioneiros
    O amor com seus esmeros, volta o velho à criança
    E ao mal, só o carinho lhe transforma em puro e sincero"

    (Mercedes Sosa - Volver A Los 17 - Violeta Parra ) .

    MERCEDES SOSA DISPENSA TODOS OS COMENTÁRIOS, MAS, MERECE TODAS A HOMENAGENS.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que meus olhos encheram-se de lágrimas ao ler a noticia da morte de Mercedes Sosa. Morre um símbolo da resistência latina Americana a todo tipo de tiranias, morre um ícone da nossa música.

    ResponderExcluir