Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SP: candidatura deve seguir estratégia nacional

Por João Antonio*

O tema central da reunião da Executiva Estadual do PT de São Paulo ocorrida hoje (5) foi a discussão sobre os cenários eleitorais para 2010. Os principais cenários em debate no PT paulista hoje são os seguintes:

1 – Candidatura própria ao governo de São Paulo em aliança com PSB, PDT, PC do B, PR e setores do PMDB

2 – Lançamento de um nome de fora do PT – a opção Ciro Gomes – centrado numa aliança programática como alternativa para derrotar os tucanos no estado;

É fato que o PT dispõe de nomes competitivos para disputar o governo de São Paulo em 2010. A ex-ministra Marta Suplicy, o deputado federal Antônio Pallocci, o senador Aloízio Mercadante e o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, são alguns dos muitos companheiros de peso para representar o PT na sucessão estadual.

Defendo que a definição do nosso nome para disputar o governo paulista deve combinar primeiro com a estratégia da candidatura Dilma Rousseff à Presidência da República. Definir uma candidatura a partir da lógica meramente estadual é um erro.

Os nomes postos pelo PT hoje não podem ser uma camisa-de-força impeditiva de uma candidatura que expresse melhor a tática nacional. É nesse sentido que o PT também discute a opção Ciro Gomes na disputa estadual.

O PT tem nomes fortes para o governo estadual. O que o PT ainda não tem é candidato. E a pressa, neste momento, é inimiga da prudência. O que deve mover o posicionamento do PT no estado é garantir o terceiro mandato ao projeto transformador do governo Lula – com a eleição de Dilma presidente. Isso implica construir um leque de forças capaz de derrotar eleitoralmente o principal núcleo de oposição a Lula aqui no estado.

Portanto, o nome para disputar o governo de São Paulo pode ser do PT. Ou não.

*Vice-Presidente do PT Estadual de São Paulo

2 comentários:

  1. DR. ANTONIOADV@TERRAM.COM.BR5 de outubro de 2009 às 22:25

    PREZADO VEREADOR, O SEU NOME É FORTE E RESSONANTE. POR QUE NÃO SER A INDICAÇÃO DO PARTIDO AO GOVERNO? TEM QUE SAIR DA "MESMISSE". QUEM SABE UM NOME DIFERENTE DE MUITOS JA LANÇADOS E DERROTADOS COMO O GENOINO? VÁ EM FRENTE. VAMOS AVANTE COM ESTA IDÉIA... VAI QUE COLA?

    ResponderExcluir
  2. Prudência e caldo de galinha, nunca fizeram mal a ninguém. Acho que está na hora de começarmos a nos movimentar em torno da defesa de um único posicionamento. Posicionamento este que deve vir balizado por uma análise conjuntural, como esta, mas sinto que chegou a hora de decidir.

    ResponderExcluir