Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Boa reflexão sobre o golpe em Honduras


A revista CartaCapital desta semana trouxe matéria de capa destacando os acertos da diplomacia brasileira no episódio do golpe em Honduras que depôs o presidente Manuel Zelaya em junho último.

Além da matéria de capa, merece destaque o artigo Saudades das quarteladas, assinado pelo economista Luiz Gonzaga Belluzo . Trata-se de uma boa reflexão sobre o episódio que todos os democratas do continente esperam que seja resolvido em breve, com a volta de Zelaya ao posto de presidente constitucional daquele país.

Em um trecho do artigo, Belluzzo resume as principais críticas que se pode fazer à postura de parte da nossa oposição e de setores da imprensa brasileira:

"No episódio hondurenho, as classes dominadoras e bem falantes do Brasil varonil retiraram seus coturnos do armário e enfiaram a botas num pântano semântico. As tormentosas trapalhadas com o significado das palavras marcaram os comentários, pronunciamentos e conexos a respeito “da remoção compulsória e involuntária de Manuel Zelaya do exercício das funções presidenciais”. Aqui me arrisco a mimetizar as cautelas nativas que perambulam entre o “quase golpe”, golpinho, governo de fato, governo provisório". Leia aqui o artigo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário