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sábado, 15 de agosto de 2009

31 mil reclamações em cinco meses. É pouco?

Do Jornal da Tarde, hoje:

Ônibus tem 205 queixas por dia

De janeiro a maio, 30.964 reclamações contra o sistema chegaram à SPTrans

Luísa Alcalde e Lais Catassini

"O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que gerencia o sistema, recebeu 30.964 reclamações. A Prefeitura afirma que o número é pequeno e disse que a média do ano passado foi de 230 por dia.

Segundo relatório da SPTrans a que o JT teve acesso, as queixas mais frequentes neste ano e em 2008 foram: intervalo excessivo da linha (20%), motorista que não atende o sinal de embarque e desembarque (18%), conduta inadequada do operador (9%), conduzir o veículo com direção perigosa (9%) e tratar usuário com falta de urbanidade e destrato (6%)". Leia mais.

COMENTÁRIO - De fato, a Prefeitura "acha pouco", o que não devem achar os usuários do sistema, principalmente quando se recorda que o governo Kassab já pagou R$ 600 milhões, até o momento, aos donos de ônibus. Isso para eles darem em troca um serviço dessa "qualidade". Lembro também que a Secretaria Municipal de Transportes afrouxou as regras de fiscalização do sistema. Some-se a isso a confusão dos fretados e temos o cenário atual de caos...

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