Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Uma crítica necessária

Hoje faz um ano que a prefeitura se São Paulo reformou as calçadas de diversas ruas nas regiões das Subprefeituras da Sé e Pinheiros. Entre as ruas que tiveram suas calçadas reformadas estão Augusta e Oscar Freire. A obra foi realizada entre Agosto de 2006 e Fevereiro de 2007. Foi instalado um piso de blocos de concreto intertravados, separados uns dos outros por camadas de areia. A prefeitura gastou cerca de R$ 2,2 milhões na referida reforma, no entando, um ano depois a impressão que se tem é nada foi feito.

O jornal folha de São Paulo em matéria publicada hoje (1°) ilustra bem a péssima qualidade dos serviços executados por empresas contratadas pela prefeitura e que provavelmente não foram devidamente fiscalizados. "Na Oscar Freire, a vitrina do comércio de luxo de São Paulo, que na região reúne grifes internacionais como Montblanc, Diesel, Giorgio Armani, Tiffany's, Calvin Klein e Versace, tem pisos soltos, rachados e até com a estrutura de ferro aparente. Não raro são vistos tropeços, arranhões ou sapatos de salto-alto enroscados. Além das placas de concreto descoladas, algumas guias para cegos, amarelas e com relevo sinalizador, estão soltas". Diz um trecho da matéria.

O jornal publica também que o pior estado é o da Augusta, que em quase toda a sua extensão tem pedras soltas, buracos, afundamento do piso e níveis irregulares de pavimentação. Até mesmo na Avenida Paulista que as obras ainda estão em andamento, na parte já concluída os buracos já se fazem presentes.

O que mais me impressiona é a resposta dada ao jornal pelo secretário das Subprefeituras Andréa Matarazzo. Como sempre, tenta tirar o corpo fora. Veja o que ele disse: "Importantíssimo é falar com lojistas, pois a responsabilidade sobre a calçada é deles e a manutenção também é deles. E ninguém está fazendo, muito pelo contrário".

Ora secretário! A prefeitura, especialmente a secretaria que o senhor comanda é a responsável pela fiscalização. Por que não autuam os responsáveis?

Segundo Matarazzo, quando há afundamento, no entanto, o motivo está ligado ao solapamento de galeria e não à má qualidade do piso. O secretário sabe que a responsabilidade pela manutenção das galerias é da prefeitura. É incompreensível que os senhores gastem uma fortuna com reformas de calçadas sem fazer uma investigação profunda do subsolo. A afirmação do secretário só vem confirmar a imprudência, imperícia e a negligência daqueles que executaram as obras com, no mínimo, conivência dos responsáveis pela sua fiscalização.

Por fim, veja o que disse o secretário Matarazzo ao se referir as calçadas que foram reformadas pela prefeitura: "Tem que fazer concorrência e nem sempre quem tem o melhor preço tem a melhor qualidade. Com a concorrência do material, a mesma coisa. É ruim. Isso é uma coisa que vai ter mudar a cultura da prefeitura, o fornecedor", disse.

Ora secretário! Os organizadores do edital de licitação são os senhores que dirigem a secretaria. No próprio edital deveriam qualificar o tipo de serviço desejado e exigir qualidade tanto na execução das obras quanto nos materiais oferecidos pelas empresas. Nada justifica tal comportamento da prefeitura. O nome disso tudo chama-se INCOMPETÊNCIA!

Um comentário:

  1. A crítica que o senhor vereador faz é pertinente. São Paulo não cuida de suas calçadas, é bom que se diga que a atual administração é campeã de maquiagem, é turma do faz de conta.

    ResponderExcluir