Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Aumenta acesso de negros ao ensino

Do jornal O estado de São Paulo hoje (03)

"A desigualdade na educação entre negros e brancos diminuiu ao longo dos últimos dez anos e hoje o acesso dos dois grupos ao ensino fundamental é praticamente igual. Apesar disso ainda persiste um fosso entre eles nos níveis médio e superior. Para atingir o nível de escolaridade atual dos brancos, os negros brasileiros ainda demorariam 17 anos.

Essa é uma das principais conclusões de um estudo sobre o tema que acaba de ser realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles verificaram que 2006, de cada dez negros com idade para freqüentar o ensino médio (entre 15 e 17 anos), seis não o faziam; entre os jovens brancos a média era de quatro entre dez.

No ensino superior, a desigualdade também foi significativa, segundo o levantamento da UFRJ: a porcentagem da população branca entre 18 e 24 anos cursando escolas de nível superior era de 30,7%; a de negros era de 12,1%". Leia mais.

Meu comentário: A democratização do conhecimento e do acesso a informação são componentes indispensáveis da democracia e de uma maior distribuição de renda no país. O estudo realizado pela UFRJ reforça o otimismo dos brasileiros que acreditam que o Brasil está no caminho certo procurando romper barreiras históricas e projetar um caminho seguro de desenvolvimento com responsabilidade e compromisso com todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário