Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Fórum americano sobre clima

Do jornal O estado de São Paulo hoje

"O Brasil vai enviar um representante para participar da segunda reunião sobre mudanças climáticas comandada pelos EUA, que acontece em fevereiro no Havaí. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, no programa Café com o presidente, e confirmado ontem pelo Ministério de Relações Exteriores.

Em dezembro, a delegação brasileira cogitou não participar da reunião por causa da posição obstrutiva dos EUA na 13ª Conferência do Clima, que aconteceu em Bali. Na ocasião, os membros da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas montaram o “mapa do caminho” para criar um novo regime que substitua o Protocolo de Kyoto em 2013. Os EUA, que pretendiam vetar o texto, mudaram de posição no último dia por causa da pressão européia e do G-77 (grupo de 130 países em desenvolvimento). Mas o texto aprovado foi esvaziado principalmente por causa da pressão americana".

Meu comentário: Por conta da ambição econômica do governo Americano, que se acha "dono do mundo", a política de preservação ambiental ainda não faz parte de suas prioridades. Espero sinceramente que o representante brasileiro no referido fórum consiga sensibilizá-los para que suas atenções se voltem para este tema que é fundamental para o futuro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário