Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Clientelismo nos CEUs?

Recentemente visitei as comunidades de Vila Cisper e Vila Sílvia no distrito de Ermelino Matarazzo. O principal assunto discutido com as lideranças locais foi o critério para preenchimento das vagas no Centro Educacional Unificado Quinta do Sol que está prestes a ser inaugurado.

De fato, fiquei espantado com os relatos dos presentes. Todos foram unânimes em afirmar que o critério para ocupar as vagas naquele equipamento era o chamado "QI" ou seja, o popular "Quem indica". Famílias que moram bem próximo ao futuro CEU, mesmo estando dentro dos requisitos exigidos, não conseguiram vagas para seus filhos.

Em compensação, relataram que através do chamado "cartucho" de político clientelista famílias que moram a cerca de 4 Km de distância foram contempladas.

Levei o fato ao conhecimento do secretário da Educação, com quem vou me reunir no próximo dia 11 de fevereiro para tratar do assunto. O secretário se compremeteu desde já a abrir a relação dos matriculados para aquele CEU, e de forma transparente, discutir o assunto com a comunidade. Caso as denúncias se confirmem, ele garantiu tomar as devidas providências.

Um comentário:

  1. O clientelismo tucano e generalizado. Aqui no JD São Carlos para estudar no céu tem de ser amigo do Rei.

    ResponderExcluir