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terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Itinerário completo dos coletivos vira lei

O prefeito Gilberto Kassab sancionou (transformou em lei) projeto de minha autoria que obriga a colocação de adesivos em todos os ônibus e lotações do município com o itinerário completo das linhas.

Atualmente existe apenas uma placa em algumas linhas e somente com o nome de parte das ruas e avenidas por onde os coletivos trafegam. A idéia é disponibilizar mais informação aos usuários do sistema e racionalizar as viagens, pois é comum as pessoas pararem os ônibus e peruas de lotação para perguntar aos motoristas por onde passa essa ou aquela linha - o que aumenta o tempo de viagem e causa problemas no trânsito.

O texto completo do meu projeto - que agora é lei municipal - você pode acessar clicando aqui.

Um comentário:

  1. Caro vereador

    admiro sua preocupação com a população que utiliza os ônibus e microônibus da cidade, porém creio que um adesivo com todo o itinerário confundiria a população. Determinadas linhas (longas por sinal) como é o caso da 374T, 577T entre outras teriam um adesivo em que a fonte e o tamanho da letra teria que ser minúsculo. Outro ponto importante é a entrada de linhas em pedaçoes relativamente pequenos de algumas avenidas importantes e que nessa sua proposta, hoje lei aprovada, também pode colaborar com a confusão que pode existir entre os passageiros. Além disso, ninguém terá tempo de ler um adesivo na lateral do ônibus e procurar a via que o interessa, perguntar ao motorista continuará sendo uma prática recorrente. Não teria sido mais interessante padronizar as placas e obrigar as empresas a seguirem esse padrão?? Atualmente temos o Sistema Interligado em operação, no qual a cidade é dividida por cores e atualmente as empresas não respeitam essas cores ao confeccionarem as placas. Creio que o modelo atual é o suficiente para uma boa informação e de boa visibilidade (como as placas da Viação Gato Preto, Viação Santa Brígida, Consórcio Plus etc). Sugiro a implanatação de mapas (como os do Metrô) onde estejam sinalizadas as linhas e seus percursos. Estes mapas poderiam ser instalados nos pontos de parada das principais avenidas (onde a pessoa teria tempo de consultar) a exemplo de como ocorre nos corredores de ônibus, com destque ao corredor Pirituba-Lapa-Centro que em 2003 possuía o mapa completo de todas as linhas que trafegavam pela região.

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