Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2008

Uma boa sugestão

Recebi um e-mail do prof. Orlando solicitando meu apoio a um pleito da sua comunidade reivindicando a implantação de Cursos Técnicos em uma escola do bairro de Ponte Grande na cidade de Guarulhos. Conte comigo. De minha parte, vou procurar sensibilizar o Governo do Estado da importância de atender esta demanda. Trata-se de um pleito da maior importância para o futuro profissional de nossa juventude e para o Brasil. Investir em mão de obra qualificada é contribuir decisivamente para o desenvolvimento econômico do País. Leia abaixo o e-mail do professor:

"Prezado Amigo,
Vereador João Antonio

Solicitamos de VS, apoio junto governo do Estado de São Paulo, fins oferecer Cursos Técnicos concomitante com o ensino médio nas Escolas Estaduais, através da Secretaria de Estado da Educação, seguindo iniciativa de alguns Estados da Federação que já têm acordo com o Ministério da Educação para implantar imediatamente a nova alternativa, atendendo Decreto Presidencial 5154 de 26/07/04.

A presente sugestão para implantação de unidades técnicas no Município de Guarulhos, surgiu em decorrência de reivindicação da comunidade local e adjacente.

Durante mais de 25 anos a EE Dom Paulo Rolim Loureiro, no bairro da Ponte Grande, em Guarulhos, ofereceu cursos técnicos à comunidade de diversos bairros. A procura por uma das 400 vagas/ano disponíveis era tão grande que a escola optou por realizar processo de seleção. Esses cursos funcionavam concomitantemente com o ensino médio e foram transferidos para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Resolução Conjunta SE/SCTDET 2, de 19-11-2003, sob responsabilidade do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS que não deu continuidade. Hoje na escola citada, existem 24 salas ociosas apenas no período noturno e o município com uma população superior a 1.300.000 habitantes, não conta com curso técnico público e gratuito. Os jovens carentes ficam sem acesso aos cursos da rede privada, e, conseqüentemente, sem a especialização que hoje é exigida pelo mercado de trabalho local, condicionado a recrutar pessoal de outras localidades com maior aparato de ensino tecnológico.

As áreas tecnológicas mais carentes de mão-de-obra especializada em Guarulhos, considerando-se as empresas instaladas são: Mecânica, Elétrica, Informática, Gestão Empresarial, Turismo, Hotelaria, Enfermagem, Comércio Exterior, Planejamento de Recursos Humanos, Planejamento Jurídico Empresarial, Planejamento Financeiro e Contábil. Atenciosamente. Abraço".......

Nenhum comentário:

Postar um comentário