Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Qualidade dos serviços municipais em queda

Praticamente todos os dias vemos surgirem novas denúncias de piora da qualidade dos serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo - em particular nas áreas de educação e saúde. A Folha de S. Paulo publica hoje (12) uma matéria que sugere favorecimento à multinacional Nestlé em contrato de fornecimento de produtos alimentícios para escolas municipais.

Veja o que diz o jornal a respeito da piora da qualidade de uma sopa que será servida aos alunos das escolas da Prefeitura:

Nestlé pede, e Kassab reduz carne em sopa

Por solicitação da Nestlé, que queria participar de licitação, Prefeitura de São Paulo piorou a qualidade nutricional do alimento

"A pedido da Nestlé, a Prefeitura de São Paulo decidiu reduzir a qualidade nutricional da sopa que pretende distribuir em um programa que irá reunir pais e alunos aos sábados nas escolas e creches municipais.

A gestão Gilberto Kassab (DEM) diminuiu a quantidade de carne, frango e verdura exigida na sopa depois de um apelo feito pela multinacional durante uma consulta pública para a compra do produto.

A previsão das nutricionistas do município era que uma das sopas tivesse 7 kg de carne, 2 kg de cenoura e 3 kg de "outras" hortaliças (por 100 kg de sopa desidratada a ser distribuída).

Com a mudança feita diante da manifestação da Nestlé, a mesma sopa deverá ter só 0,5 kg de carne, 0,8 kg de cenoura e 1 kg de "outras" hortaliças". Leia mais (para assinantes da Folha/UOL).

Comentário: A piora na qualidade dos serviços essenciais é grave, principalmente para um governo que se elegeu com a promessa de "em seis meses resolver os problemas da saúde" e em pouco tempo oferecer educação de qualidade. É muita propaganda e pouca ação - a inoperância vai se tornando a marca do atual governo!

Um comentário:

  1. Vereador, é com tristeza que vejo e comento sobre a alimentaçao das crianças nas escolas.

    Na gestão da Prefeita Marta Suplicy foi implantadda uma alimentação decente, contrariando às administrações anteriores que era distribuido a tradicional "merenda seca" que compunha um copo de leite e duas bolachas.

    Nessa alimentação decente e saldável foi icluso almoço de qualidade com acompanhamento do profissional Nutricionista. As crianças tinham prazer na hora da alimentação, é o que mostram os dados da época na freqüência escolar.

    Na semana passada uma Mãe de Aluno da EMEI Luiza Helena de Barros veio se queixar de que seu filho não está mais querendo ir para a escola, pois a comida não presta. A Sra. Sandra diz que o garoto chega morrendo de fome, logo ela deduziu: "Meu filho não está almoçamdo lá".

    Que triste depoimento, gostaria de falar para o Prefeito e o Governador Serra que ainda há alunos que dependem da alimentação na escola para sobreviverem, pois graças suas administrações PSDB/PFL acabaram com a Cesta Básica no estado e não cadastram famílias no prorgama Bolsa Família.

    A verdade é uma só, essas administrações não têm compromisso com a camada mais fraca da população. Contrário do Governo Lula.

    Um abraço.

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir