Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cenários das eleições 2008 em São Paulo

No PSDB, em que pese a disputa interna entre os serristas e alckmistas, existe uma aposta grande que o nome será mesmo o do ex-governador Geraldo Alckmin. É claro que muitas águas vão rolar, até porque a principal vitrine do DEM (ex-PFL) hoje é a cidade de São Paulo, e é claro que eles vão condicionar o seu apoio aos tucanos em 2010 a uma contrapartida em 2008 - tentando preservar o domínio da Prefeitura de São Paulo. Resta saber se Serra vai bancar a candidatura de Kassab até o fim. O prefeito tem colocado nas mãos de Serra a definição do nome para a Capital. Será que o ex-governador Alckmin vai ser convencido a esperar 2010 para ser candidato a governador ou a senador? Acho difícil.

Outro bloco de partidos que tenta viabilizar um nome é o chamado “bloquinho”, que reúne no Congresso Nacional PC do B, PSB e PDT. Os nomes cotados até agora são os dos deputados Aldo Rebelo (PC do B), Paulinho da Força (PDT) e Luiza Erundina (PSB). Perguntas: qual dos nomes citados pode unificar esta frente partidária? Haverá viabilidade eleitoral? O PC do B vai mesmo abandonar a aliança histórica com o PT que começou em 1988 aqui na cidade de São Paulo?

Corre nos bastidores da política e na Câmara Municipal de São Paulo que Paulo Maluf sairá candidato. O vereador Wadi Mutran, por exemplo, está de malas prontas, saindo do DEM de volta para o PP, na expectativa de – Maluf sendo candidato - facilitar a sua reeleição para vereador.

No PT, a expectativa é de que Marta Suplicy seja a candidata. A ex-prefeita unifica todo o partido. Qualquer outro cenário o meu prognóstico é que a escolha passará pelo processo de prévias. Ainda é cedo. As pesquisas de opinião e a força da militância petista terão muito peso no resultado final de definição do nome. Lembre-se: as eleições em São Paulo têm caráter de disputa nacional e são fundamentais para a afirmação do partido. São a ante-sala da disputa para 2010.

O PR (ex PL) corre em paralelo, podendo ter uma novidade nos próximos dias: descontente com o tratamento que recebeu do governador Serra, o deputado José Aristodemo Pinotti poderá se filiar ao PR. Caso venha a se concretizar esta hipótese, tanto ele poderá vir a ser candidato a prefeito como poderá sair como vice em uma chapa. Qual?

O PMDB é uma incógnita: será que vem de nome próprio, como sempre fez, ou buscará um acordo com outra força?

E o PTB vai desembarcar em qual canoa?

Como se pode notar, a bola está em campo e os times estão sendo escalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário