Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Fim do Senado

O deputado estadual Rui Falcão (PT), defende hoje (20), em artigo publicado na página 3 da Folha de São Paulo o fim do Senado Federal. O deputado petista afirma: “A existência do Senado Federal é um desserviço à democracia brasileira. Não apenas por esses episódios de denúncia de corrupção mas também pela fraude ao pacto federativo, ao sistema representativo, pelo seu poder revisor ante a Câmara dos Deputados e - a partir de 1988- ampliado com a faculdade de propor leis.

É chegada a hora de discutir o fim do sistema bicameral do país, eliminando o Senado e definindo um modelo de representação unicameral adequado e igualitário, que assegure a diversidade e a expressão federativas. A duplicidade de funções no Legislativo federal contribui para distorcer duplamente o sistema de representação proporcional. Primeiro, por consagrar uma desproporção entre o percentual de eleitores de cada Estado e o de cadeiras na Câmara dos Deputados. Segundo, por associar a essa situação, agravando-a ainda mais, o caráter não proporcional do número de cadeiras no Senado, onde os Estados contam com o mesmo número de representantes, independentemente da variação no número de seus eleitores.

A Casa revisora, que representa as unidades da Federação, dispõe de mais poder que a Casa dos representantes do povo, pois sobre a vontade da Câmara de aprovar prevalece a vontade do Senado de rejeitar”.

Recomendo a leitura do artigo (assinantes leiam mais). Chegou a hora de ampliar o debate sobre o papel do Senado e até mesmo discutir a necessidade de sua existência.

2 comentários:

  1. Parabenizo o Dep. Rui Falcão pela coragem de expor esse assunto e concordo com o Ver. João Antonio que é chegado a hora de discutirmos, por exemplo: Ninguém vota em suplente de Senador, tampouco se sabe quem os são. O que vemos é um Senado composto por seus integrantes em sua grande maioria com conservadorismo inadequado e rançoso.

    No Senado as coisas não andam. Os senadores não se atem ao papel de sancionar ou vetar os projetos já tramitados da Câmara.

    Henrique – São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Dep. Rui Falcão, com uma franqueza exemplar ele coloca o pingo no i. Vamos discutir a reforma política. Sem pressão popular não haverá mudanças. Infelizmente uma parte significativa do PT, acostumou-se com o status quo, e não demonstra interesse em mudar nosso sistema político.

    ResponderExcluir