Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Nada de errado nos contratos firmados na gestão Marta

O jornal O Estado de S. Paulo traz hoje (25) uma matéria que ilustra bem o quanto uma mentira política pode prejudicar o futuro de uma cidade. Veja o resumo da matéria:

”Depois de anunciar que iria anular os contratos dos dois túneis que passam sob a Avenida Faria Lima, feitos durante a gestão Marta Suplicy (2001-2004), e de suspender os pagamentos de cerca de R$ 116 milhões devidos às empreiteiras CBPO e Queiroz Galvão, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), teve de recuar.

A Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) contratou dois juristas para fazer um parecer sobre a legalidade da medida. Marcio Cammarosano e Antônio Carlos Cintra do Amaral foram enfáticos ao apontar ilegalidade na anulação do contrato. Caso esses contratos fossem anulados, segundo os juristas, a administração ainda poderia ser obrigada a pagar indenização 'custosa' e os funcionários responsáveis pela medida seriam provavelmente penalizados civil e administrativamente. 'Não se pode matar um morto', explica Cintra do Amaral. 'Os contratos que se pretende anular não existem mais porque as obras foram entregues.” Leia mais.

Meu comentário: O ex-prefeito Serra inaugurou a sua administração na cidade de São Paulo rompendo contratos legítimos e legais, dando calote em fornecedores da prefeitura que prestaram serviços fundamentais para a cidade, alegando não ter dinheiro em caixa.

O ex-prefeito faltou duas vezes com a verdade: primeiro, não havia nenhum contrato irregular; segundo, a prefeita Marta Suplicy deixou dinheiro suficiente para o pagamento de todas os contratos que foram empenhados e liquidados em sua gestão.

No fundo o que queriam os adversários da ex-prefeita era simplesmente fazer a desconstrução de seu governo que até hoje é bem avaliado pela população, especialmente os moradores dos bairros periféricos da cidade. A crítica feita por eles era mera peça publicitária a serviço dos projetos partidários tucano-pefelistas.

Quando a mentira é utilizada como ferramenta de luta política, quem normalmente acaba perdendo são os cidadãos. A matéria que o jornal O Estado de São Paulo publica acima é o exemplo de uma mentira bem contada que quase virou verdade. No fundo, eles estão empurrando a dívida com a barriga ao deixar de pagar obras e serviços executados por contratos legitimamente firmados. É a velha estratégia de acumular dinheiro em caixa para gastar no ano eleitoral.

A atual gestão já está tendo que arcar com pesadas multas por deixar de cumprir alguns contratos. A decorrência dessa atitude irresponsável é comprometimento das finanças do município e, conseqüentemente, as futuras administrações.

Veja o que disse o vereador Antônio Donato (PT): 'Dizem que estão saneando a Prefeitura. Mas não pagam e jogam o abacaxi para frente.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário