Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nem o editoral do JT ajuda o Serra


Em editorial publicado nesta quarta-feira (26), o Jornal da Tarde elogia o programa Acessa São Paulo, do governo paulista, que já está presente em 86% dos municípios do Estado (leia aqui). Não se trata de discutir os números em si, embora o governo José Serra (PSDB) tenha se especializado em divulgar 'dados duvidosos'- como bem lembra a Folha de S. Paulo.

O fato é que toda iniciativa para ampliar a inclusão digital é bem-vinda. No entanto, basta fazer um comparativo para perceber o quanto o programa tucano é modesto, se comparado a outro - o dos Telecentros, iniciado na Capital no governo da ex-prefeita Marta Suplicy.

Enquanto o programa Acessa São Paulo disponibilizou até agora 4,5 mil computadores para acesso à internet no Estado, os Telecentros em todo o Brasil somam mais de 60 mil máquinas concectadas à rede de alta velocidade.

Em um Estado como São Paulo - com cerca de 40 milhões de habitantes e 645 municípios -, o atendimento mensal do programa Acessa São Paulo de apenas 1,6 milhão de pessoas é pouco, quase nada. É inflar o programa para dar ares de "melhor do Brasil", como tenta o pré-candidato do PSDB nos últimos tempos.

TEMPO CURTO - Na verdade, Serra tenta emplacar um programa para se contrapor ao anúncio do governo federal de levar internet de banda larga a todos os municípios brasileiros onde as operadoras atuais não chegam ou não têm interesse.

Chama a atenção o fato de que no programa implantado pelo PSDB em São Paulo o usuário fica apenas "meia hora" usando o computador, e o governo federal fala em implantar o acesso permamente, já que o problema nacional não é falta de máquina (computador) e sim de sinal em banda larga em várias regiões.

Ou seja, Serra quer dizer que oferta banda larga a todos, quando na verdade libera o acesso temporário e limitado apenas para consultas rápidas e em número pequeno se comparado à demanda paulista por internet. O resto é marketing que deve aparecer na propaganda eleitoral deste ano como "uma grande iniciativa" de Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário