Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um pouco de Lula Barbosa

A carreira artística do cantor começou por volta dos anos 80, nos bares da vida, como se dizia antigamente, época fértil da MPB e da vida noturna no bairro do Bixiga, em São Paulo. Cantou durante alguns anos numa das casas mais famosas e badaladas da época, o Boca da Noite, na Rua Santo Antônio, onde conheceu lá grandes nomes da MPB, como Djavan, Ivan Lins, Eduardo Gudin, César Camargo Mariano, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa e muitas outras grandes estrelas, que normalmente após seus espetáculos terminavam a noite ouvindo Lula e seus amigos

Lula Barbosa passou a ser conhecido em todo o Brasil durante esse década, juntamente com o Grupo Tarancon e a cantora Míriam Mirah, quando sua canção Mira Ira foi classificada em segundo lugar no Festival dos Festivais da Rede Globo. Após o festival, gravou Os Tempos são Outros (Sony), com participação de Roberto Menescal, Wagner Tiso e Léo Gandelman. Pela Velas, lançou os CDs Paixão e Fé, interpretando músicas sacras, e A Voz do Violão, indicado para o Prêmio Sharp, no qual faz a releitura de sucessos do cantor e compositor Francisco Alves. Além disso, em parceria com o amigo Wilson Dakota, lançou Horizonte (1998).

Mas o sucesso de Lula não parou por aí. O cantor e compositor venceu alguns dos principais festivais de música do país, destacando-se sua participação, em 2000, no Festival MPB da Rede Globo de Televisão, onde recebeu prêmio do júri popular, com a música Brincos, de Amauri Falabella. Gravou um álbum: Músicas que marcaram à noite, uma coletânea de sucessos nacionais, gravados ao vivo, na voz de Lula que interpreta clássicos como Andança, Travessia, Flor-de-liz, O bêbado e o equilibrista, Eu sei que vou te amar, Somos todos iguais nesta noite, entre outros.

Lula Barbosa também atua no campo da publicidade, como intérprete de premiados jingles, entre eles Kaiser (Aquarela do Brasil), Brahma Chopp (Vai de Branco prá Dar Sorte), Telesp Celular (Andança), Itaú (Amanhã, música de Guilherme Arantes), e faz trilhas para documentários em vídeo para a Verbo Filmes, destacando-se Canção para Zumbi (em parceria com D. Pedro Casaldaglia), Mãos Vazias, Nossa Senhora Aparecida. Estivemos reunidos com esse grande nome da MPB e trouxemos ele aqui para você passar a conhecer um pouco mais sobre sua vida e passagem na música. Confira abaixo tudo na íntegra!

Lula Barbosa canta - Desejos e delirios

Nenhum comentário:

Postar um comentário