Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tucanos manobram contra CPI no RS


Em matéria de escândalos nacionais, os tucanos do Rio Grande do Sul ocupam o primeiro lugar desde que Yeda Crusius assumiu o cargo, em janeiro de 2007. A lista de escândalos vai de uso do caixa 2 na campanha, arrecadação de recursos para fins pessoais, corrupção no Detran gaúcho e até a morte sem explicação de ex-auxilar da governadora. Nem mesmo a demissão de boa parte do secretariado pela tucana diminuiu os problemas.

Desde quando os escândalos estouraram, o PT gaúcho tenta investigar o governo de Yeda, mas a base governista - como faz aqui em São Paulo - acha que "investigação só é boa quando é no governo alheio". Mesmo depois das denúncias graves publicadas neste final de semana pela revista Veja sobre o caixa 2 vindo dos fabricantes de cigarros, os aliados da tucana anunciam que não deixarão ser aberta a CPI que o PT tenta abrir.

Veja o que diz a Folha de S. Paulo desta quarta-feira:

De olho em 2010, PMDB livra Yeda de CPI na Assembleia gaúcha

"Composta de nove deputados, a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul decidiu que não assinará o requerimento para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o suposto caixa dois praticado pela campanha eleitoral da governadora Yeda Crusius (PSDB), em 2006.

O PMDB faz parte da bancada de apoio à governadora tucana. As outras siglas governistas também fecharam questão contra a CPI. O requerimento foi elaborado pelo PT. Ontem, havia apenas 10 das 19 assinaturas necessárias para instalar a comissão. Assinaram o documento nove petistas (um deles preside a Casa e por isso não assina) e um deputado do PC do B". Leia mais.

PS - Basta ver que no caso do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo só cresce a lista de CPIs que tucanos e aliados não deixam instalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário