Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mais um absurdo do governo Serra!


Depois de editar um mapa da América Latina contendo o nosso vizinho Paraguai em duas áreas geográficas do nosso continente e retirar o Equador do mapa, não contente com tamanho absurdo, a Secretaria Estadual de Educação, cujo atual responsável é o ex-ministro da educação Paulo Renato, enviou para as escolas estaduais cartilhas recheadas de palavrões. Veja abaixo a matéria do jornal Folha de São Paulo:

“A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo distribuiu a escolas um livro com conteúdo sexual e palavrões, para ser usado como material de apoio por alunos da terceira série do ensino fundamental (faixa etária de nove anos). A gestão José Serra (PSDB) afirmou ontem que houve "falha" na escolha, pois o material é "inadequado para alunos desta idade", e que já determinou o recolhimento da obra.

O livro ("Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol") é recheado com expressões como "chupa rola", "cu" e "chupava ela todinha". São 11 histórias em quadrinhos, feitas por diferentes artistas, que abordam temas relacionados a futebol -algumas usam também conotação sexual. A editora Via Lettera afirma que a obra é voltada a adultos e adolescentes.

A pasta distribuiu 1.216 exemplares, que seriam usados como material de apoio para a alfabetização dos estudantes, dentro do programa Ler e Escrever (uma das bandeiras do governo na educação).

Nesse programa, os estudantes podem usar o material na biblioteca, na aula ou levar para casa. O livro começou a ser entregue na semana passada.

É o segundo caso neste ano de problemas no material enviado às escolas. A Folha revelou em março que alunos da sexta série receberam livro em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa.

"Os erros revelam um descuido do governo na preparação e escolha dos materiais", afirmou a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Angela Soligo. "Há um constante ataque do governo contra os professores e a formação deles. Mas o governo coloca à disposição dos docentes ferramentas frágeis de trabalho", disse Soligo”.

QUEM ESCOLHEU NÃO LEU O LIVRO

O cartunista Caco Galhardo, autor da história mais criticada do livro por professores, disse que a obra não era destinada a alunos. Caco é quadrinista da Folha. (FT)

FOLHA - A sua história era para crianças de nove anos?

CACO GALHARDO - Imagina. É uma HQ [história em quadrinhos] justamente para não ir para escola. Há um movimento de se colocar quadrinhos nas aulas, porque é uma linguagem acessível para a molecada. Fiz uma adaptação do Dom Quixote que foi para várias escolas. Mas os caras têm de ter critério para ver qual quadrinho colocar. Nessa eu tirei sarro de uma mesa-redonda.

FOLHA - Sabe como foi parar nas escolas?

GALHARDO - O cara que escolheu não leu o livro.

Comentário: não nos resta outra conclusão: A incompetência impera na Secretaria Estadual de Educação.

2 comentários:

  1. Vi a matéria hoje e fiquei boquiaberto. Será que uma secretaria de educação não tem ninguém pra olhar isso? Eu sou leigo em matéria de educação e acredito que a maioria dos pais, mas o governo tem que ter um redator, revisor...sei lá. Agora disse que alguém será punido. Primeiro foi o mapa, que o governador disse que foi erro de impressão e agora? Erro sexual?

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Esta foi além dos limites da razoabilidade. No episódio dos mapas contendo dois Paraguais o secretária caiu, e agora será que o Serra vai demitir o ex-ministro, atual secretário?

    ResponderExcluir