Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Serra fala 'mal e porcamente' sobre criminalidade


Depois da explicação no mínimo curiosa para a disseminação da gripe suína (vídeo abaixo), o governador José Serra (PSDB) agora sugere a jornalistas uma nova modalidade de criação de manchetes de jornais. Ao tentar justificar o grave problema do aumento de 80% no número de roubos seguidos de morte (latrocínios) na Capital no primeiro trimestre de 2009, o 'professor Serra' disse que tal aumento "não era tendência". Para ele, "tendência" é quando os números favorecem o seu governo - o que anda meio difícil nos últimos tempos.

Para completar seu raciocínio brilhante, o tucano sacou a seguinte ideia, tão genial quanto seu recente pensamento suíno: "Uma hora melhora um, outra hora melhora outro (índice de criminalidade)". Na verdade, ele queria dizer que "uma hora melhora um, outra hora piora outro", pois se referia a uma luta contra um problema grave (a criminalidade) que, segundo algumas manchetes de jornal, ele um dia solucionara.

A propósito, ele entrou na seara jornalística também ao falar da subida dos latrocínios e da queda dos homicídios. Ele disse que se os homicídios tivessem aumentado, "a manchete seria: homicídios aumentaram". Bingo!

Sua conclusão é até primária, pois se o índice sobe é natural que os jornais dêem destaque em suas manchetes, embora há anos não houvesse essa naturalidade na imprensa em relação aos tucanos. O risco seria se ele voltasse a ditar as manchetes, independente dos fatos, como ficou acostumado durante muito tempo. Nós é que correríamos o risco de ler nos jornais algo como "aumento virar queda, errado virar certo e porquinhos espirrando a toda hora".

Leia aqui a matéria da Agência Estado sobre essa nova modalidade de pensamento do governador de São Paulo.

4 comentários:

  1. gostei dessa historia de mal e porcamente. significa que ele fala o que não deve e ainda de modo que agride os porcos, é isso? será que entendi errado?

    ResponderExcluir
  2. Lembro que no ano passado li alguma coisa falando sobre o Serra ter acabado com o crime em Sao Paulo, quando mais parecia uma contribuição da mídia a sua campanha, ao seu grupo, essa mídia tucana de sempre

    ResponderExcluir
  3. E uma vergonha o povo de são paulo continuar elegendo esses caras!

    ResponderExcluir
  4. Quem sustenta esse tucanato há mais de 20 anos?

    ResponderExcluir