Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Educação com Serra: não tem conserto!


Já virou rotina a Educação passar por sucessivas situações de ridículo no governo do PSDB. Nos últimos meses, a moda é uma denúncia atrás da outra sobre a falta de critérios para seleção de material pedagógico para escolas estaduais.

A última, destacada pelos jornais Folha de S. Paulo e Agora SP em suas edições desta quinta-feira (28), mostra que existe muito mais do que "falhas" no setor de análise de livros e cartilhas para alfabetização de crianças da rede estadual controlada pelo governo Serra. É simplesmente um descaso, uma falta de controle e um absurdo o tratamento dado pelos tucanos aos alunos no tocante ao material escolhido.

Hoje, os jornais mostram mais um livro inadequado entregue a crianças da terceira série. Segundo matéria assinada pelo jornalista Fábio Takahashi, a coletânea de poesias Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora traz frases como "Nunca ame ninguém. Estupre". Um dos poemas que contém essa frase também reforça preconceitos contra homossexuais, sugerindo que os estilistas são efeminados. O texto também faz referência ao uso de drogas como forma de se ver o mundo “do alto”.

Não se trata, como dissemos recentemente a respeito do absurdo que foi distribuir o livro em quadrinhos que trazia palavrões, de uma "cruzada moralista", e sim de entender que este governo simplesmente perdeu o controle sobre o que oferece aos estudantes. O critério do governo Serra é o abandono completo. E, mais uma vez, a Secretaria comandada pelo tucano Paulo Renato sai com desculpas esfarrapadas "engano" ou "erro" de funcionários.

No mínimo, espera-se que assumam a incompetência no trato com a Educação!

Um comentário:

  1. Dessa vez, foi "erro gráfico", pode? Não vou comentar um assunto que já foi exaustivamente explorado, inclusive por essa coluna. Só sei que as crianças agora em vez de "amar tem que estuprar" e por aí vai. Mais um episódio lamentável do governo tucano.

    ResponderExcluir