Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Finalmente uma CPI para valer em São Paulo!


Depois de 10 anos, finalmente a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o governo tucano. Será instalada a CPI da CDHU para apurar os desmandos cometidos desde a gestão Mário Covas na Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU).

Foi uma luta muito grande da Bancada do PT na Alesp para conseguir a instalação desta CPI, já que os tucanos barram todas as tentativas de investigação dos seus governos desde que chegaram ao poder. Vide a enorme lista de pedidos de CPI que o PT protocolou e até hoje só cresce na Alesp. São mais de 70 pedidos na fila, além dos mais de 970 contratos irregulares que estão sob investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que não são analisados pelos deputados porque o governo usa sua maioria para controlar o legislativo paulista.

PRESIDÊNCIA E RELATORIA - A tendência é que o PT fique com a presidência da CPI e os aliados do governo com a relatoria.

ESCÂNDALOS DA CDHU - O histórico de desvio de recursos na CDHU é antigo, remonta o período em que Goro Hama presidia a companhia. Além dele, foram feitas diversas denúncias sobre o uso político da construção de casas populares por parlamentares da base governista tucana.

As investigações apontaram que com a conveniência de prefeitos, vereadores e funcionários da CDHU, recebiam propina de empresários para que licitações abertas por prefeituras fossem fraudadas, como o caso denunciado na região de Presidente Prudente e em Carapicuíba, que resultou na prisão e perda de mandato de um vereador, além da Zona Leste da capital.

Em Presidente Prudente os operadores do esquema movimentaram cerca de R$ 2 milhões mensalmente. O prefeito do município de Pirapozinho Sérgio Pinaffi–(PTB) e o vereador Roni Von de Andrade–(PSDB) e o coordenador de Obras da regional de obras da CDHU-Climério Pereira, foram detidos.

LINHA DIRETA - A propósito, a publicação Linha Direta, do Diretório Estadual do PT de São Paulo, trouxe o assunto em edição de capa publicada em julho de 2007. Clique aqui e baixe a edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário