Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O abandono dos CEUs e o discurso tucano


O jornal O Estado de S. Paulo de hoje (4) traz uma ótima reportagem com um título que resume uma das ações fracassadas do PSDB/DEM na área educacional: Público das atividades culturais dos CEUs cai 42% na gestão Kassab.

De acordo com o Estadão, "Entre agosto de 2003 e dezembro de 2004, quando Marta era prefeita, o público em eventos culturais nos 21 CEUs era em média de 165 mil pessoas por mês. Entre agosto e dezembro do ano passado, período escolhido pela assessoria da gestão Kassab, a média numa rede que na época tinha 32 CEUs diminuiu para 96,4 mil". Leia mais.

O ABANDONO ANUNCIADO - Ainda nas eleições de 2004, o PT dizia que o PSDB, ganhando a Prefeitura de São Paulo, iria abandonar o projeto dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Eles prometeram "manter e ampliar" - isso na propaganda - e até prosseguiram com a construção de novas unidades já licitadas pela gestão Marta Suplicy.

Na prática, as atividades culturais (cinema, teatro, cursos, treinamentos etc) foram minguando. Os recurso sumiram, a segurança diminuiu e a comunidade do entorno dos CEUs foi 'convidada' a não mais comparecer àqueles espaços comunitários. A estrutura física e os 'cargos' foram devidamente poupados dos cortes sucessivos de recursos para essas unidades de educação, cultura, esportes e lazer da cidade.

Para avalancar o discurso tucano contrário ao projeto dos CEUs, parte da imprensa passou a chamar essas unidades educacionais de "escolões", tentando diminuir sua importância enquanto estrutura voltada para a formação integral dos alunos e ponto de apoio ao desenvolvimento cultural das comunidades onde foram construídas. Os dados provam que a comunidade perdeu com o abandono do projeto dos CEUs pelo governo Serra/Kassab.

Mas uma coisa é certa: todas as nomeações para cargos naquelas unidades foram feitas pelos tucanos e aliados - nisso sim eles se mostraram totalmente competentes!

PS - A ilustração acima foi montada em cima de um cartum do Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário