Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sabesp investigada por crime ambiental

Do Jornal da Tarde, hoje (14):

Polícia investigará falta de esgoto na zona leste

Naiana Oscar e Felipe Oda

"A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar denúncias de que a Sabesp está cometendo crime ambiental ao não tratar todo o esgoto que coleta na cidade. As investigações começaram a partir de uma reportagem do JT publicada em 1º de maio. Se condenada, entre as punições, a companhia terá que pagar multa de até R$ 50 milhões. A companhia nega que tenha sido notificada sobre o inquérito.

Revoltados com a conta de água e esgoto que chega todo mês, moradores do Jardim Nélia, zona leste, fizeram um teste para provar que o esgoto coletado ia direto para o Córrego Itaim, justamente um dos beneficiados pelo programa Córrego Limpo, dos governos municipal e estadual. Despejaram tinta branca no vaso sanitário de uma das residências do bairro e, depois da descarga, correram para o rio. E lá estava a tinta.

Segundo o delegado Ruy Machioni de Barros, titular do Grupo Especial de Infrações contra o Meio Ambiente, a prova era o que faltava para a instauração do inquérito. “Tínhamos várias denúncias, mas a tinta não deixa dúvida”. A companhia está sendo investigada por crime ao meio ambiente e por violar o código do consumidor, cobrando por um serviço que não presta à comunidade.

Esse é o primeiro inquérito policial contra a Sabesp na delegacia especializada. Mas no Ministério Público Estadual (MPE) a companhia já é investigada há um ano.

“A desculpa da companhia é sempre o projeto de despoluição do Tietê. Mas já faz 30 anos que ela atua em São Paulo e não há mais justificativa para não se fazer o tratamento”, disse o promotor do Meio Ambiente José Eduardo Ismael Lutti".

Nenhum comentário:

Postar um comentário