Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Veja não precisaria ter ido longe...


A propósito da Veja desta semana, é bom lembrar que a revista trouxe uma reportagem sobre a queda da qualidade do ensino no país, escrita com base em investigações da Controladoria Geral da União (CGU) que apontaram desvios de recursos da educação em quase 400 municípios brasileiros - e sustentaram uma pesquisa de economistas da PUC do Rio de Janeiro e da Universidade da Califórnia.

A revista ilustrou o texto Os ladrões de qualidade com uma escola localizada no interior do Estado do Pará onde, de acordo com Veja, "as escolas estão em péssimo estado".

Pesquisadores citados pela publicação dizem ter encontrado em vários municípios investigados pela CGU coisas que vemos também em São Paulo, mas que parte da mídia - incluindo aí a revista da paulista Editora Abril - prefere "buscar longe". Os exemplos de descalabro relatados na matéria são: merendas compradas e não servidas e as licitações fraudulentas (basta ver o exemplo da Capital paulista!), dentre outros problemas.

MORAL DA HISTÓRIA: a Veja não precisaria ter ido longe. A Capital e o sistema educacional administrado pelo PSDB tem exemplos de sobra. Mas como a cidade paraense de Moju - usada na reportagem - fica muito distante de São Paulo, talvez seja melhor citá-la. O faz-de-conta doi menos, raciocinam os tucanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário