Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O ranço autoritário de Serra e o jornalismo


Acostumado a paparicos e a espaços mais do que generosos em boa parte da imprensa, o governador tucano José Serra revelou, mais uma vez, o ranço autoritário que carrega consigo ao demonstrar "irritação" com o noticiário recente que não é favorável ao seu governo. Ele chegou a citar nominalmente uma jornalista da Folha de S. Paulo em entrevista, mostrando descontentamento com matéria do jornal que denunciou a situação de descalabro em escolas estaduais. E mais: tachou a jornalista de "mentirosa", dando até orientações à imprensa de como esta deveria proceder com as pautas - obviamente aquelas de seu interesse.

AS ESCOLAS DE MADEIRITE - Só para relembrar, a Folha de anteontem (17) trouxe uma matéria assinada por Laura Capriglionne mostrando que o governo do Estado mais rico da federação construiu escolas de "madeirite" (compensados usados em tapumes de obras) para abrigar estudantes do Jardim Ângela, zona sul da Capital.

DEMISSÃO DE JORNALISTAS - Essa postura do governador não é novidade e só vem reforçar sua fama de autoritário. Além do mais, comenta-se há bastante tempo no meio jornalístico que Serra já fez pedidos pessoais a donos de jornais pela demissão de profissionais da imprensa - e que até teria sido atendido em alguns casos. Um dos primeiros a garantir ter sido vítima de Serra foi o jornalista Paulo Henrique Amorim, da TV Record.

Espera-se que essa manifestação grosseira do governador não seja levada a sério por quaisquer empresas jornalísticas. Senão, seria equivalente a reconhecer a primazia do autoritarismo - justo nos meios que tanto prezam pela liberdade de expressão, aqui entendida como o direito da sociedade ao contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário