Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Editorial do jeito que os tucanos gostam

O editorial Avanço nas creches, do Estadão do último sábado (7), é muito mais um conjunto de elogios do tipo 'chapa-branca' do que um editorial. Isso porque os números foram selecionados para abrir sorrisos de tucanos e democratas, donos da atual gestão na Prefeitura de São Paulo.

Quem lê os dados do texto tem a impressão de que o consórcio PSDB-DEM criou o sistema de creches na Capital à semelhança finlandesa, talvez em nível ainda mais perfeito. O gosto do freguês tucano-demo está contemplado do início ao fim do editorial, com citações de números diversos que comprovariam uma suposta "falta de compromisso" da gestão que antecedeu José Serra e Gilberto Kassab na prefeitura.

Grosso modo, o editoral tenta impingir a pecha de "incompetência" à gestão Marta Suplicy e cobre de elogios as administrações Serra/Kassab por terem aumentado, "de forma substancial", a oferta de vagas nas creches. Ainda segundo o editorial, o problema só não teria sido resolvido porque "o povo quer sempre mais".

Saindo do campo da ironia e das tolices, a verdade é que a gestão Marta Suplicy criou cerca de 39 mil novas vagas em creches - sendo quase 25 mil na rede direta e outras 14 mil na conveniada. Além disso, Marta deixou em funcionamento o registro de demanda por creches na Capital, que até então inexistia, visto que as creches eram subordinadas à Secretaria de Assistência Social, e no governo do PT passaram à Educação.

A VERDADE - Matéria do jornal Agora, do dia 4 deste mês é clara: Kassab não entrega metade das vagas em creche. Os dados apurados pela reportagem do Agora mostram que a gestão Kassab manipula os números, uma vez que descumpre uma lei municipal que obriga a prefeitura a divulgar o déficit de vagas trimestralmente. Talvez o Estadão tenha usado a régua do governo para medir o que chamou de "avanço". Pode ser, mas não se pode pensar que fez isso por ingenuidade ou por falta de condições de aferir os números reais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário