Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Governo Kassab enterra CPI da Merenda


A pedido do prefeito Gilberto Kassab, os aliados do seu governo na Câmara Municipal de São Paulo enterraram a CPI que investigaria denúncias de corrupção no fornecimento terceirizado de merenda para as escolas da rede municipal.

A manobra operada na Câmara na tarde desta terça-feira (17) foi clara: a base governista apresentou outros pedidos de instalação de CPIs para evitar que o governo fosse investigado. Com isso, foi aprovada a instalação duas CPIs: uma para investigar a sonegação de IPTU e outra para apurar a contaminação de áreas de mananciais na zona sul.

A ação do Executivo afastou a possibilidade de serem investigadas denúncias graves que envolvem a terceirização da merenda na Capital. O que aconteceu foi o enterro político da prerrogativa do Legislativo de fiscalizar o Executivo.

Ficou acertado que amanhã o parlamento votará a instalação de uma terceira CPI na Casa - esta paga investigar os casos de pedofilia no município. O Regimento Interno prevê que devem funcionar, no mínimo, duas comissões de inquérito simultaneamente.

A Bancada do PT insistirá na defesa da instalação da CPI da Merenda, mesmo com o governo deixando claro que não aceita investigações aqui no Palácio Anchieta.

Um comentário:

  1. Para o PSDB/DEM CPI pega bem somente nos governos dos outros, em Brasília uma "tosse estranha" do presidente Lula é motivo para um requeriemnto de CPI já em SP, eles se utilisam do "rolo compressor" para impedir a investigação de seus governos.

    ResponderExcluir