Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Corrupção no Metrô: esqueleto do PSDB à mostra


Enquanto o ex-governador tucano Geraldo Alckmin tenta manter a pose de sempre, os fatos se encarregam de mostrar a sua verdadeira face - o que se aplica aos governos paulistas sob o comando do tucanato desde 1995. O caso mais recente foi revelado pela imprensa internacional e reproduzido na edição de ontem (6) do jornal Valor Econômico: os contratos firmados pelo Metrô de São Paulo entre 1995 e 2003 (período Covas/Alckmin) estão sendo investigados na França e na Suiça para apurar denúncias de que a multinacional Alstom pagou propina para consegui-los.

O assunto está de novo nas páginas do Valor de hoje e agora se espalha pelos demais órgãos de imprensa. Num dos trechos da reportagem Investigação deve ser concluída em agosto, o referido jornal mostra a ligação da Alstom com as obras em andamento do Metrô paulista: "No Brasil, a Alstom detém uma série de negócios, entre eles a participação de 23% no consórcio Via Amarela, que venceu em 2003 a licitação internacional promovida pelo Metrô para a Linha 4".

Por fim, o Valor acrescenta dados sobre os contratos firmados entre a multinacional e o Metrô. Veja outro trecho da matéria:

Contratos foram firmados pelo Metrô de SP em 2000 e 2003

"Há pelo menos dois grandes contratos fechados entre o Metrô de São Paulo e a Alstom, relacionados às linhas 4 Amarela e 5 Lilás, entre os anos de 1995 a 2003, período foco de investigação sobre supostos pagamentos de propina da multinacional francesa para ganhar licitações na Ásia e na América Latina. Procurado pelo Valor, o Metrô não deu informações oficiais sobre o total de negócios já fechados com a Alstom, e enviou uma nota em que diz estar "averiguando os contratos realizados com a empresa nesse período".

Comentário: Isso é só o começo. Se a imprensa e o Ministério Público se mexerem mais, tem muito pano pras mangas, como se diz no popular. Tem o aprofundamento da calha do Tietê, o caso do Rodoanel, a Nossa Caixa, os sucessivos escândalos na CDHU, os contratos da Sabesp com a Gautama - tudo o que os tucanos não quiseram nem saber e enterraram CPIs e mais CPIs na Assembléia Legislativa em todo esse longo reinado paulista...

Um comentário:

  1. O bico do tucano está aparecendo, até chegar no final da calda, o trem do MPF passará dando um rodoanel pelo metrê, pela CDHU, pela eletropaulo, pela CESP ou, se preferir, é só ligar para a TELESP.

    Vereador, como é que é?
    Tucano tem cabeça pequena, voa curto e ...?

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir