Páginas

domingo, 11 de maio de 2008

Quem é a "oposição" brasileira


Coube ao jornalista Elio Gaspari mostrar na chamada grande imprensa brasileira uma face que representa grande parte da oposição ao governo Lula Brasil afora. Em sua coluna na Folha de S. Paulo deste domingo (11), Gaspari faz um breve histórico do "democrata" José Agripino Maia (foto ao lado), senador pelo DEM do Rio Grande do Norte, cuja trajetória nada tem de "democracia" - conforme o título da matéria A DEMOCRACIA DOS MAIA É COISA FAMILIAR. Veja abaixo a reprodução do texto e entenda melhor como funciona esse mecanismo de reação dessa e de diversas oligarquias que mandam e desmandam no país décadas a fio, e que posam, conforme a conveniência do momento político, de "oposicionistas" e até de "democratas":

A DEMOCRACIA DOS MAIA É COISA FAMILIAR

"É injusto atribuir o comportamento do senador José Agripino Maia durante o depoimento da ministra Dilma Rousseff a um erro, escorregão ou ingenuidade. Quando ele fez sua tortuosa pergunta, lia um texto. Ele acha que o atual governo pode ser comparado à ditadura porque tem dificuldade de entender que possa ser democrático um governo presidido por um ex-operário (por pouco tempo). Pior, o homem nomeou para a chefia da Casa Civil uma ex-militante de uma organização que lutava pela "constituição do Estado Socialista Proletário e sua manutenção pelos trabalhadores em armas".
Pudera. A democracia do doutor funciona de outro jeito. Seu pai, Tarcisio Maia, irmão do senador João Agripino (1914-1983), governou o Rio Grande do Norte de 1975 a 1979 sem precisar de votos. Foi sucedido pelo sobrinho Lavoisier Maia, que nomeou o primo José Agripino para a Prefeitura de Natal. Novamente, transações sem votos. Em 1982, o atual líder do DEM elegeu-se governador na primeira eleição direta e cinco anos depois foi para o Senado. Seu filho Felipe é deputado federal. Já que o senador citou a entrevista de Dilma Rousseff a Luiz Maklouf Carvalho, poderia perder um tempinho lendo outros depoimentos no livro "Mulheres que Foram à Luta Armada".
Quem quiser saber mais sobre o senador pode procurar a reportagem de Leo Arcoverde e Raquel Souza, publicada em abril pela revista "Caros Amigos". É um pouco sangüínea, mas compensa. Basta passar no Google: "O dossiê Agripino na Caros Amigos".

CORRUPÇÃO TUCANA - Ainda a propósito de Elio Gaspari, sua coluna de hoje também traz um texto muito bom sobre o escândalo tucano envolvendo o Metrô paulista. Clique aqui (para assinantes da Folha/UOL) e saiba mais sobre o esquema Alstom-tucanos descoberto por autoridades da Suiça e da França.

2 comentários:

  1. Este filhote da ditadura não tem nenhuma credibilidade para atacar o PT.
    Quem não te conhece que te compra.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Dantas (Natal/RN)12 de maio de 2008 às 13:53

    Um amigo meu, jornalista daí de Sampa, me enviou essa postagem do seu blog. O meu comentário é direto: esse senador e outros do seu grupo rival são especialistas em ditadura, pois governaram sob o regime militar e controlam os meios de comunicação do estado inteiro, sem exceção. Isso sim é que é ditadura!!!

    ResponderExcluir