Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Os brinquedos de Serra, segundo CartaCapital

A revista CartaCapital deste final de semana traz uma reportagem que aborda o escândalo tucano comandando pelo governo Serra em São Paulo - a farra com cartões de débito que custou cerca de R$ 108 milhões ao contribuinte paulista em 2007. Veja um trecho da matéria:

No reino de Serra

"Em vez de tapiocas, são os brinquedos infantis que assombram o Palácio dos Bandeirantes. Em 2007, os gastos com cartões do governo paulista foram superiores a 108,3 milhões de reais. Na prestação de contas, há numerosas despesas miúdas com produtos e serviços aparentemente estranhos ao exercício da administração pública, de jogos de mágica a convescotes em cachaçarias. A oposição em São Paulo não perdeu a oportunidade de fazer chacota com o que apelidou de “a tapioca do Serra”. Também lançou suspeitas sobre os vultosos saques em dinheiro com o cartão, que totalizaram 48,3 milhões de reais, 44,5% do total.

“Cada centavo sacado e gasto tem comprovação”, justificou o secretário estadual da Justiça, Luiz Antônio Marrey, encarregado de rever as contas dos cartões. Mesmo assim, o governador José Serra (PSDB) ordenou a suspensão temporária dos saques na segunda-feira 11. E atribuiu as denúncias de suposto mau uso dos recursos públicos à briga política entre tucanos e petistas. “Quando apareceram irregularidades claras no esquema federal, o PT decidiu utilizar isso como cortina de fumaça.”

Em São Paulo, os gastos com cartões do governo vão de centavos a milhares de reais. Diferentemente do governo federal, a administração paulista utiliza cartões de débito para o pagamento de despesas, e não crédito. As autoridades estaduais afirmam que o mecanismo é utilizado apenas por servidores concursados. Mas a justificativa não amainou as críticas da oposição. “Isso não exclui a possibilidade de malversação do dinheiro público, inclusive com a participação de integrantes do primeiro e do segundo escalão do governo. Queremos uma CPI para investigar essas contas, principalmente os saques em números redondos”, diz o deputado Simão Pedro, líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário