Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2008

A força da ex-prefeita Marta Suplicy

Do Portal do PT Nacional

Marta Suplicy vence Kassab e divide liderança com Alckmin, mostra pesquisa

"A ministra do Turismo Marta Suplicy, do PT, aparece bem frente de Gilberto Kassab (DEM) na disputa pela Prefeitura de São Paulo e está tecnicamente empatada com o tucano Geraldo Alckmin, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (17).

No cenário em que os três aparecem como candidatos, Marta tem 25%, Alckmin 29% e Kassab 12%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Atrás de Kassab aparecem Paulo Maluf (PP), com 10%, e Luiz Erundina (PSB), com 8%. O Datafolha entrevistou 1.092 pessoas no dia 14.

Se Alckmin for excluído da disputa, como deseja o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), Marta assume a liderança isolada com 32% das intenções de voto, 13 pontos à frente de Kassab (19%). Maluf e Erundina dividem o terceiro lugar, com 13% e 10% da preferência respectivamente.
Pela segunda vez consecutiva, a pesquisa registra uma perda de Alckmin entre os eleitores mais escolarizados. De agosto para cá, Alckmin passou de 43% para 32% entre os eleitores com nível superior - em relação à última pesquisa, encolheu cinco pontos. Na comparação com novembro, Kassab evoluiu cinco pontos nessa faixa do eleitorado e está com 19%. Marta oscilou dois pontos para cima e aparece com 17%".

Comentário: Uma análise simples dos números da primeira pesquisa Datafolha deste ano mostra algo que estes não traduzem diretamente - a força política da ex-prefeita de São Paulo e atual ministra do Turismo. Mesmo depois de passar quatro anos fora da administração municipal, Marta demonstra um vigor político crescente. Não se pode dizer o mesmo do ex-governador Alckmin, que integrou o governo tucano durante mais de uma década e em 2006 disputou uma eleição nacional.

Esses são componentes extraídos dos números de uma pesquisa que não reflete a disputa futura, sendo apenas uma "fotografia" do momento, como dizem os analistas de dados. Todavia, é importante lembrar o quanto esses números refletem os acertos da administração comandada por Marta Suplicy em São Paulo, entre 2001 e 2004, da qual tive orgulho de participar como colaborador muito próximo da ex-prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário